Os vários sentidos das conjunções
Em todas as línguas, há uma série de recursos e estratégias que os falantes utilizam para se comunicar. Essas estratégias e recursos vão das mais simples às mais complexas, e estão presentes em todos os níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático. No entanto, tudo isso é feito conforme a gramática da língua, pois as regras devem ser obedecidas para que a comunicação seja efetiva.
A Importância das Conjunções
No português, uma classe de palavras que serve a inúmeras manobras linguísticas é a conjunção, já que ela pode ter diversas funções sintáticas, semânticas (polissemia) e até mesmo morfológicas. Mas você sabe o que é conjunção? É isso que iremos descobrir na sequência.
Definição e Função das Conjunções
Segundo a gramática normativa, as conjunções fazem parte de uma classe gramatical que leva o mesmo nome. Elas recebem este nome porque sua função mais básica e usual é unir duas orações, sendo amplamente reconhecidas por sua função sintática. Contudo, o papel semântico das conjunções é igualmente importante, pois ao unir orações, elas estabelecem relações de sentidos. Por exemplo, em “Ganhei, mas só metade”, a conjunção "mas" não apenas liga as orações, mas também possui um papel semântico, pois restringe o significado da primeira frase.
Classificação das Conjunções
As conjunções tradicionalmente se classificam em três grandes grupos, sendo que dois deles possuem subcategorias:
- Conjunções essenciais: portanto, como, mas, logo, pois, e, entretanto, nem, embora, porque, quando, porém, todavia, quer, contudo, ora, que, seja, conforme.
- Conjunções coordenativas:
- Aditivas
- Alternativas
- Adversativas
- Conclusivas
- Causais
- Conjunções subordinativas:
- Comparativa
- Concessiva
- Condicional
- Conformativa
- Consecutiva
- Final
- Integrantes
- Proporcional
- Temporal
Mais do que decorar a categoria de cada uma, o que realmente nos interessa é avaliar o contexto em que a conjunção é utilizada, pois é dele que depende a classificação, já que a conjunção pode ter vários sentidos.
Funções Sintáticas e Semânticas das Conjunções
As conjunções podem adquirir vários sentidos, dependendo do contexto. Essa informação é extremamente importante, pois as conjunções são invariáveis, ou seja, não apresentam flexões de gênero e pessoa, e seu significado dependerá do contexto.
Exemplos de Conjunções em Contexto
Para começar a entender essa pluralidade de funções e significados, vamos observar a conjunção "como" em dois exemplos:
Exemplo 1: “Como estava um dia lindo, resolvemos ir tomar sol.”
Nesta frase, a conjunção "como" funciona como uma justificativa, pois as pessoas só foram tomar sol porque estava um dia lindo. Isso significa que se trata de uma conjunção causal.
Exemplo 2: “Ele não é tão inteligente como seu pai.”
Aqui, a conjunção "como" exprime a ideia de comparação, entre o pai e o filho, configurando uma conjunção comparativa subordinativa.
A Complexidade da Conjunção 'Que'
A conjunção "que" desempenha 27 papéis na língua portuguesa. Vamos analisar alguns exemplos com ela:
Exemplo 3: “Espero que você volte logo.”
Exemplo 4: “Venha, que está todo mundo te esperando.”
Exemplo 5: “O trânsito está mais rápido que ontem.”
Para descobrir os sentidos das conjunções nos exemplos acima, classificamos as frases em subordinadas ou coordenadas. Nos exemplos 3 e 5, temos orações subordinadas, pois o sentido das segundas (“que você volte logo” e “que ontem”) dependem diretamente do sentido da primeira. Em 4, “Venha” e “que está todo mundo te esperando” são orações autônomas.
No exemplo 3, a segunda oração equivale a um substantivo (sua volta), e a conjunção “que” introduz essa oração, caracterizando-a como uma conjunção subordinativa integrante. Em 4, a segunda oração justifica a primeira, classificando-a como uma conjunção coordenativa explicativa. Já em 5, temos a comparação entre o hoje e o ontem, configurando "que" como uma conjunção subordinativa comparativa.
Conclusão
Podemos concluir que as conjunções são elementos fundamentais na língua portuguesa, pois além de possuírem vários significados, desempenham o papel primordial de ligar orações.