Organização das Nações Unidas
A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Substituindo a Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito dessa magnitude. Na altura de sua fundação, a ONU contava com 51 estados-membros; hoje são 193. Sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, com status de extraterritorialidade, e possui outros escritórios em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
Durante a Segunda Guerra, o presidente estadunidense, Franklin D. Roosevelt, começou a discutir a criação de uma agência que sucederia a Liga das Nações, e a Carta das Nações Unidas foi elaborada em uma conferência entre abril e junho de 1945; a carta entrou em vigor em 24 de outubro de 1945, e a ONU começou a operar. Sua missão de promover a paz foi desafiada nas primeiras décadas de existência, especialmente devido à Guerra Fria entre Estados Unidos, União Soviética e seus aliados. A ONU teve participação em ações significativas na Coreia e no Congo-Léopoldville, além de ter aprovado a criação do estado de Israel em 1947.
O número de integrantes da ONU cresceu significativamente após o processo de descolonização na década de 1960, especialmente na África, Ásia e Oceania, e na década seguinte, o orçamento para programas de desenvolvimento social e econômico ultrapassou os gastos com manutenção da paz. Após o fim da Guerra Fria, a ONU assumiu principais missões de paz ao redor do globo, com variados níveis de sucesso. A organização foi laureada com o Nobel da Paz em 2001, e alguns de seus oficiais e agências também ganharam o prêmio. Avaliações sobre a eficácia da ONU são mistas; alguns analistas a consideram uma força vital para a paz e o desenvolvimento humano, enquanto outros a consideram ineficiente, corrupta ou tendenciosa.
Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para promover a cooperação econômica e social internacional e o desenvolvimento); o Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre o tema); o Secretariado (responsável por fornecer estudos, informações e apoio necessário para a ONU); e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além desses, há órgãos complementares das diversas agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O cargo mais alto da ONU é o de secretário-geral, atualmente ocupado por António Guterres desde 2017.