Odontologia Esportiva: Saúde Bucal para Atletas
Você sabia que mais de cinco milhões de dentes são perdidos anualmente em decorrência da prática de esportes? Os dados são resultados de uma pesquisa publicada na revista “Sports Health”, que revelou que atividades de contato físico de alta tensão podem levar a traumas dentários. Atletas profissionais e amadores devem ser acompanhados por um profissional especializado em odontologia esportiva.
Como a Odontologia Esportiva Atua?
O cirurgião-dentista designado para acompanhar esportistas atua com foco preventivo e multidisciplinar. O objetivo é melhorar o rendimento do atleta por meio da saúde bucal, além de fornecer tratamentos de emergência. Confederações, clubes, academias e eventos esportivos têm investido nesse profissional para garantir a saúde de seus atletas.
Os cuidados bucais de cada atleta devem ser pensados de acordo com a modalidade esportiva praticada. O cirurgião-dentista deve fazer um diagnóstico completo da saúde bucal do paciente e monitorar a estrutura dos dentes, doenças e fraturas com o intuito de melhorar o rendimento do esportista.
É importante salientar que a odontologia esportiva não se restringe apenas a prevenir e tratar problemas locais. Dentes e mandíbulas desalinhados, por exemplo, comprometem a eficiência respiratória do paciente e, por consequência, o rendimento do atleta, devido à oxigenação insuficiente (fôlego curto). O cirurgião-dentista tem a responsabilidade de identificar esse problema e corrigi-lo.
O profissional também trabalha em conjunto com nutricionistas para garantir uma alimentação saudável e monitorar a ingestão de isotônicos (que podem danificar a camada de esmalte dos dentes) e psicólogos. Outra atuação da odontologia esportiva é monitorar a prescrição de remédios e substâncias que não sejam proibidas, evitando casos de doping.
Protegendo a Boca de Lesões
O principal instrumento que protege os atletas de traumas orofaciais é o protetor bucal, um aparelho feito sob medida para se encaixar perfeitamente na estrutura de cada boca. Este acessório protege os dentes, gengivas e articulações bucais e faciais de batidas e quedas. Em esportes de intenso contato físico, como diversas modalidades de luta, o uso do protetor é obrigatório. Os adeptos da maratona, ciclismo, atletismo, entre outros, também devem ficar atentos devido ao risco de tropeços e quedas.
Quando a atividade física exige muita concentração, o uso do acessório também é indicado. A ansiedade criada no momento da prática do exercício se reflete na tensão e força exagerada na mandíbula, afetando a musculatura do rosto que sustenta os dentes.
Para atletas amadores, também é recomendado o acompanhamento com um profissional especialista em odontologia esportiva ou informar seu dentista sobre a prática de esportes, para que este possa orientar corretamente quanto aos cuidados e à prevenção.