O que você sabe sobre limpeza dentária feita no consultório?
A limpeza dentária feita no consultório é um procedimento clínico de remoção da placa bacteriana e do tártaro dos dentes. Também conhecida como profilaxia, é indicada para pacientes de todas as idades, periodicamente. É recomendada mesmo para pessoas que cuidam da higiene dental com cuidado e seguem as recomendações. Com instrumentos e produtos especiais, a limpeza profissional elimina o que não conseguimos com a escova e o fio dental. Além de favorecer o diagnóstico precoce de problemas na cavidade bucal, mantém os dentes limpos, evitando o surgimento de cáries. É indispensável em situações de acúmulo da placa, causado por negligência nos cuidados bucais.
Por isso, a recomendação é de que a profilaxia seja feita duas vezes ao ano, ou no mínimo, anualmente. Mas como é feita uma limpeza profissional? Quais são os procedimentos adotados pelo dentista? O texto a seguir mostra alguns aspectos e curiosidades sobre a limpeza dentária feita no consultório, que você pode não conhecer.
Quais são os Tipos de Limpeza Dentária Feita no Consultório?
O dentista utiliza algumas técnicas, de acordo com a necessidade do paciente e a situação da boca. Nos casos em que a raiz do dente foi atingida, uma raspagem periodontal mais profunda é necessária. Já a profilaxia simples, para limpeza e prevenção, pode utilizar os seguintes procedimentos:
- Tartarectomia: Com instrumentos como curetas ou ultrassom, o profissional remove todo o tártaro e a placa bacteriana acumuladas. É o primeiro passo da limpeza profilática.
- Jato de bicarbonato de sódio: A combinação de água pressurizada e bicarbonato de sódio permite uma lavagem profunda em toda a cavidade oral.
- Escovação profissional: É feita com uma escova elétrica especial e um creme dental profissional, encerrando a limpeza.
- Aplicação de flúor: A aplicação do flúor visa remineralizar os dentes, fortalecendo e protegendo contra os ataques bacterianos.
Quanto Tempo Dura uma Sessão de Profilaxia?
A duração de um atendimento para limpeza depende da saúde bucal do paciente e da periodicidade. Ou seja, quanto mais tempo entre as sessões, maior o trabalho. Normalmente, a sessão dura em torno de uma hora ou menos.
A Limpeza Dentária Feita no Consultório é Dolorosa?
Quando o paciente possui grande sensibilidade dentária ou gengivas inflamadas, pode haver algum desconforto. A própria profilaxia já ajuda a eliminar problemas bucais existentes. Porém, em casos de dor, a anestesia pode ser utilizada nas áreas mais sensíveis.
Crianças Podem Fazer Limpeza com o Dentista?
Sim, as crianças devem receber a limpeza dentária feita no consultório, mesmo antes do aparecimento dos dentinhos. Contudo, ela será adaptada para cada idade. A preferência por doces é comum nas crianças e prejudicial aos dentes, tornando as visitas ao dentista fundamentais para acompanhar o desenvolvimento dos dentes e manter a saúde bucal dos pequenos.
Existe Alguma Restrição para a Realização de uma Limpeza Profissional?
A limpeza dentária feita no consultório é segura e não tem contraindicações. Entretanto, pessoas com histórico de endocardite bacteriana podem necessitar de prescrição antibiótica para evitar a disseminação de bactérias na corrente sanguínea. O uso de marca-passo também requer atenção especial, optando-se por uma raspagem manual, já que a utilização de ultrassom pode despolarizar o dispositivo.
Por Que a Limpeza Dentária Feita no Consultório é Tão Importante?
Primeiro porque, durante a consulta, diversos procedimentos preventivos podem ser realizados, além da limpeza. O dentista avalia toda a estrutura dentária, incluindo partes moles, e pode detectar precocemente sinais de alarme para doenças bucais. Além disso, a profilaxia dental é muito mais profunda e eficiente do que a higienização feita em casa. As ferramentas e técnicas conseguem um alcance muito maior do que a escova e o fio dental. Por todos esses motivos, recomenda-se pelo menos duas visitas por ano ao consultório do dentista.