O que é um antiquário? Descubra!
Para muitas pessoas, o termo antiquário pode ser desconhecido, mas a palavra pode ser facilmente relacionada ao seu radical “antiqua”. Quase que instantaneamente, o termo nos remete a algo antigo, antiquado ou arcaico.
Embora nem todos se relacionem com a expressão, é possível identificar que se trata de algo do passado. E é verdade! No entanto, essa palavra possui diversos sentidos. Confira agora os significados do vocábulo antiquário.
Antiquário como comércio
Se você não conhece pessoalmente, provavelmente já viu em algum filme ou novela aquelas pessoas que são aficionadas por objetos vintage. Muitas vezes, essas pessoas possuem diversos itens em casa, que podem ter herdado de parentes mais velhos ou adquirido em um antiquário. Sim, antiquário é o nome dado para estabelecimentos focados no comércio de objetos antigos.
De fato, móveis, quadros e objetos clássicos são coisas que nunca saem de moda. Portanto, não é estranho imaginar que existam pontos comerciais voltados para o público que busca esse tipo de adereço.
Nos antiquários, que normalmente são grandes lojas abarrotadas de itens fabricados, muitas vezes, em madeiras nobres, cerâmica e mesmo pedras ou metais preciosos, é possível encontrar os mais variados tipos de objetos. Os móveis, como sofás, camas, poltronas, colunas, vitrines, armários, espelhos, relógios e peças de cozinha, são os mais comuns.
Nesse tipo de comércio, também é possível encontrar peças que não são mais tão utilizadas, mas que possuem muita personalidade e requinte, como cristaleiras, louceiros, baús, chapeleiras, castiçais e dunquerques.
Antiquário não é brechó
Embora, à primeira vista, um antiquário pareça um lugar semelhante a um brechó, são ambientes completamente diferentes. Enquanto os brechós são conhecidos por vender coisas a preços muito baixos por serem usadas, antiquários comercializam apenas peças de luxo, que não podem ser compradas em grandes quantidades, a menos que você tenha muito dinheiro para isso.
Outros significados
Apesar de o termo antiquário ser quase exclusivo para pontos de comércio especializados em artigos de luxo de épocas remotas, ele também pode se referir àqueles que são apaixonados por antiguidades e as colecionam. Assim, a palavra designa os principais clientes desse tipo de local ou mesmo os donos e funcionários.
O termo também é utilizado para se referir a pesquisadores e estudantes de antiguidades ou coisas do passado.
Formalização da atividade de antiquário
A atividade profissional de trabalhar com antiquários não é algo recente. Ela foi formalizada há muitos anos, e em todo o mundo existem sindicatos e grupos que organizam feiras, exposições, leilões e outros tipos de eventos do tipo.
No Brasil, por exemplo, existe desde 1970 a Associação Brasileira de Antiquários, que tem sua sede no Rio de Janeiro. Há também algumas associações estaduais, e atualmente existem três no país: a Associação dos Antiquários de Brasília, a Associação de Antiquários do Estado de São Paulo e a Associação dos Antiquários do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a Confederação Internacional dos Negociantes de Obras de Arte (CINOA), fundada em 1935, é a maior organização internacional de antiquários e negociantes de obras de arte do mundo, com sede em Bruxelas.
Antiquários atualmente
Encontrados principalmente em cidades maiores, como capitais e áreas de região metropolitana, os antiquários hoje em dia, com os adventos tecnológicos e sociais, não se limitam apenas a espaços físicos. Sites de compras e vendas online, como Mercado Livre, OLX, Enjoei e Coisas, onde é possível encontrar alguns itens comuns em antiquários.
Há também antiquários que, buscando alcançar mais pessoas, criaram sites para vender seus produtos para clientes de todo o mundo. Esses antiquários podem ser facilmente encontrados com uma rápida pesquisa em sites de busca, como o Google, por exemplo.