O que é preciso para quebrar um dente?
Você conhece a escala de Mohs? Desenvolvida pelo alemão Friedrich Mohs em 1812, ela representa uma base para a classificação dos minerais de acordo com sua dureza. A escala tem 10 minerais, desde o Talco, cuja dureza é 1, até o Diamante, com grau de dureza igual a 10.
O esmalte dos dentes pode chegar até o nível 8 da escala de Mohs, devido à grande quantidade de compostos inorgânicos presentes no esmalte, que contém apenas 1 a 2% de matéria orgânica e no máximo 3% de água. Fortes, não? Sendo assim, o que é preciso para quebrar um dente?
Fatores que contribuem para a quebra do dente
Vários fatores podem levar à perda da dureza de um dente e sua consequente quebra ou ruptura. Ação mecânica, escassez de cálcio e alimentação inadequada estão entre os mais frequentes.
Se você sente que seus dentes estão frágeis, quebrando sem motivo, pode ser que eles tenham micro fraturas ou trincas. Ao morder ou mastigar alimentos mais sólidos, a pressão nas pequenas falhas pode quebrar o dente.
Principais causas do surgimento de micro fraturas ou trincas nos dentes
- Cáries: As cáries enfraquecem a estrutura dos dentes, tornando-os mais frágeis e aumentando o risco de fraturas.
- Restaurações antigas: Restaurações desgastadas favorecem infiltrações e fissuras, colocando o dente em perigo.
- Mordida cruzada ou má oclusão: O alinhamento dos dentes é essencial para prevenir fissuras e quebras.
- Desgaste natural: O desgaste dos dentes com o tempo pode ser prevenido com boa higiene bucal e aplicações de flúor.
- Bruxismo: O hábito de apertar e ranger os dentes pode causar trincas e quebras.
- Alimentação: Alimentos e bebidas ácidos e o excesso de açúcar podem desgastar o esmalte e enfraquecer os dentes.
- Outros fatores: Hábitos como roer unhas, escovação incorreta e estresse também contribuem para fraturas nos dentes.
Uma condição complicadora é a combinação de dois ou mais fatores, resultando em um agravamento do enfraquecimento dos dentes.
Como evitar o desgosto de quebrar um dente
A primeira e mais importante providência é manter uma rotina de limpeza adequada. A força de um dente depende de bons hábitos de higiene. Visitas periódicas ao dentista para avaliações e manutenções também são essenciais. Nelas, o dentista verificará a necessidade de aplicações de flúor e evidências de fissuras e tensão na arcada dentária, podendo intervir antes que complicações aconteçam.
Uma alimentação balanceada e rica em cálcio, com ingestão de leite, derivados, espinafre e peixes, contribui para manter a dureza e força dos dentes.
Se você sofre de bruxismo, busque equilíbrio emocional utilizando técnicas de relaxamento. O dentista pode indicar o uso de placas para proteger os dentes durante a noite.
O que fazer ao quebrar um dente
O primeiro passo é procurar o dentista imediatamente. O pedaço do dente quebrado deve ser mantido imerso em soro fisiológico ou na própria saliva, para que o profissional verifique a possibilidade de recolocação. Caso isso não seja possível, o tratamento pode envolver desde uma restauração até a extração completa e a implantação de uma prótese dentária.