O que é, para que serve e como funciona um diapasão
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, o diapasão é “um instrumento metálico em forma de forquilha que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura”. O uso do diapasão se dá em dois passos:
Como funciona um diapasão
Primeiro passo
O primeiro passo consiste em bater no diapasão, fazendo com que os seus dois braços vibrem e produzam uma nota que será a mesma utilizada para afinar o instrumento musical. Ambos os lados da forquilha geram uma espécie de zumbido. A maioria dos diapasões, ao vibrarem, produz a nota Lá na frequência de 440Hz. Dessa forma, os músicos podem afinar seus instrumentos de corda.
Segundo passo
No segundo passo, um dos braços do diapasão deve ser acoplado à caixa de ressonância do instrumento utilizado. Isso fará com que o som emitido pelo instrumento ganhe amplitude e se revele à distância, permitindo uma melhor conferência da afinação.
Curiosidades sobre instrumentos musicais
Para quem não é do universo musical, entender o que é e para que serve um diapasão pode ser raro. No entanto, existem muitos instrumentos musicais exóticos que também valem a pena ser conhecidos. Aqui estão alguns exemplos:
- Berrante: Um instrumento exótico feito com chifres de boi ou de outros animais, muito utilizado para conduzir e comandar gados. Sua inspiração é africana.
- Didjeridu: Um instrumento raro utilizado pelos aborígenes australianos. É de sopro, e o som é produzido pela vibração do ar. Estima-se que o didjeridu exista há mais de 1.500 anos.
- Gaita de fole: Composta por uma cantadeira, onde a música é digitada por um assoprador e um reservatório de ar ou bolsa. Uma curiosidade é que as gaitas de fole podem ser tocadas continuamente, pois o ar armazenado permite que o músico não precise parar para respirar.
- Pife: Um instrumento tipicamente brasileiro, conhecido como pífano. Desenvolvido pelos caboclos nordestinos, é uma adaptação das flautas utilizadas pelos índios, que, por sua vez, já haviam adaptado essas flautas da cultura europeia.
- Ocarina: Um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, pertencente à família das flautas. Originalmente, era feito de porcelana, madeira, pedra ou terracota.