O INTRIGANTE — E IMPRESSIONANTE — TESOURO DE TILLYA TEPE
Localizado ao norte do Afeganistão, Tillya Tepe é um sítio arqueológico que foi descoberto somente em 1978 pelo arqueólogo Viktor Sarianidi e conta com um dos maiores tesouros já revelados na História.
O nome, que vem do persa, significa literalmente Monte de Ouro, sendo também conhecido como o Ouro da Báctria — região onde as riquezas foram encontradas. A coleção conta com mais de 20 mil ornamentos feitos de ouro, prata e marfim, reveladas em apenas seis túmulos diferentes, sendo cinco de mulheres e apenas um de um homem.
Os mortos tendem a ter pertencido às tribos citas ou partas que residiam na área em questão. Entretanto, ainda existe a possibilidade de se tratar de uma dinastia real que fora extinta depois da conquista sofrida por Kujula Kadphises, o primeiro príncipe do reino Kushan da Báctria.
As diversas moedas de ouro são vestígios que permitem aos pesquisadores criarem suposições acerca de quem eram as pessoas enterradas e a qual sociedade elas pertenciam, dando uma visão ampla da situação.