Moluscos - Divisão, características e reprodução
Moluscos são animais invertebrados, ou seja, que não possuem coluna vertebral, e apresentam um corpo viscoso e alongado. Algumas espécies, como ostras e mariscos, possuem uma carapaça protetora, enquanto outros moluscos, como o polvo e a lula, não têm essa estrutura.
Divisão dos Moluscos – Características Gerais
Gastrópodes
Os gastrópodes incluem moluscos como caramujos e algumas espécies de lesmas. Esses moluscos possuem tentáculos contráteis (que podem ser recolhidos) e uma carapaça em formato de espiral, que serve como proteção.
Outras espécies, como as lesmas, não possuem carapaça, mas estão classificadas no mesmo grupo. Esses animais podem ser aquáticos ou terrestres. Os gastrópodes terrestres precisam de um ambiente úmido e respiram por meio de pulmões, enquanto os aquáticos utilizam brânquias para a respiração.
A cabeça de um gastrópode possui dois pares de tentáculos, com os olhos localizados nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
Bivalves
Representantes dessa classe incluem ostras, mexilhões e mariscos. A concha dos bivalves é formada por duas valvas que podem abrir e fechar. Esses moluscos não apresentam uma cabeça definida e seu pé pode ser ausente ou pequeno (em formato de martelo). Os bivalves se alimentam de partículas transportadas pela água.
Os bivalves que possuem pé utilizam-no como forma de fixação na areia, conhecido como bisso. Sua respiração é branquial e se alimentam de partículas que ficam retidas em suas brânquias, que são levadas à boca por meio de cílios. São animais aquáticos, encontrados tanto em água marinha quanto em água doce. Algumas espécies são capazes de produzir pérolas.
As pérolas se formam a partir de um objeto que entra em sua concha. O molusco cria várias camadas de nácar ao redor do objeto, formando a pérola após várias inserções dessa substância.
Cefalópodes
Na classe dos cefalópodes, encontramos lulas, polvos, náutilos e argonautas, todos conhecidos como animais marinhos. Esses moluscos não possuem concha, têm olhos desenvolvidos e apresentam ventosas em seus tentáculos. Sua defesa é realizada por cromatóforos, que liberam um pigmento quando se sentem ameaçados, escurecendo a água ao redor e confundindo os predadores.
Reprodução dos Moluscos
Os moluscos podem ser hermafroditas ou dióicos:
- Hermafroditas: moluscos que apresentam os dois sexos, feminino e masculino.
- Dióicos: moluscos em que o sexo está separado em indivíduos, masculino e feminino.
A fecundação pode ser interna ou externa, e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.