Leões.
Classificação
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Felidae
- Gênero: Panthera
- Espécie: Panthera leo
Descrição
Os leões, assim como os tigres, leopardos, leopardos-das-neves e onças, pertencem ao gênero Panthera. Esses animais compartilham a calcificação da estrutura óssea que apoia a língua, denominada hioide, o que lhes permite rugir. Os leões possuem pelo menos nove tipos diferentes de vocalizações, auxiliando na comunicação entre os membros da espécie.
Naturalmente, os leões são encontrados na África e na Ásia, em savanas e regiões semidesérticas. Contudo, muitos zoológicos, santuários, propriedades particulares e circos possuem alguns representantes, nem sempre criados em boas condições. A juba, uma característica marcante, é encontrada somente nos machos, sendo mais atraente e volumosa quanto mais escura se apresentar. Machos podem atingir cerca de 3 metros de comprimento e pesar até 200 quilos, enquanto as fêmeas medem aproximadamente 2,5 metros e pesam cerca de 150 quilos. Ambos apresentam pelagem curta, variando entre o ocre e marrom, com o ventre esbranquiçado.
Características
Outras características incluem pescoço curto, focinhos com pequenos pelos brancos, patas com garras retráteis e dentes fortes, alguns com três pontas (dentes trífidos). Graças a essas estruturas, o leão é capaz de predar animais como zebras, veados, gnus, impalas, antílopes, búfalos e girafas, podendo ingerir até vinte quilos de carne em um único dia. Eles caçam ao entardecer e à noite e também se alimentam de animais previamente mortos.
Comportamento Social
Os leões vivem em grupos que apresentam várias dinâmicas sociais e um macho dominante. Filhotes machos, ao crescerem, saem ou são expulsos do grupo. A caça é responsabilidade das fêmeas, enquanto os machos protegem seus territórios, sendo os primeiros a se alimentarem. Elas se aproximam das presas de forma cautelosa, cercando-as antes de atacar, geralmente mordendo o pescoço da presa.
Reprodução
Os leões atingem a maturidade sexual por volta dos quatro anos de idade. Anualmente, as fêmeas costumam gerar um ou mais filhotes em uma única gestação, que dura aproximadamente três meses e meio. Os filhotes são amamentados por mais seis meses. A expectativa de vida dos leões é em torno de vinte anos.
Conservação
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), as populações de leões são classificadas como vulneráveis. Seu declínio está relacionado à caça esportiva e à perda de habitats.
Curiosidades
- Machos frequentemente lutam pela liderança de grupos, e o novo macho dominante tende a eliminar todos os filhotes do antigo residente.
- Um único leão, durante o período reprodutivo, pode ter até 140 cópulas por dia.
- Os leões podem atingir velocidades de até 60 km/h ao correr.