Inversão dos polos magnéticos da Terra pode ter causado extinção do neandertal
A inversão dos polos magnéticos da Terra, somada a um colapso temporário do campo magnético terrestre há cerca de 42 mil anos, pode ter desencadeado uma série de mudanças ambientais, tempestades solares e a extinção dos neandertais, de acordo com um novo estudo.
O campo magnético da Terra nos protege, agindo como um escudo contra o vento solar, que é uma corrente de radiação e partículas carregadas emitidas pelo Sol. No entanto, o campo geomagnético não é estável em termos de força e direção, e tem a capacidade de girar ou se inverter.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW) e do South Australian Museum, na Austrália, afirmou que essa mudança, juntamente com a alteração dos ventos solares, pode ter desencadeado uma série de crises climáticas, levando a mudanças ambientais e extinções em massa.
Os cientistas analisaram os anéis encontrados em antigas árvores kauri da Nova Zelândia, algumas preservadas em sedimentos há mais de 40 mil anos, para criar uma escala de como a atmosfera da Terra mudou ao longo do tempo.