Imunização Ativa e Imunização Passiva
Você deve ter ouvido falar de imunização ativa e imunização passiva. Mas qual a diferença entre elas?
Imunização Ativa
Básicamente, a imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são: contraindo uma doença infecciosa e a vacinação. Portanto, quando se fala de imunizar a população por meio de uma vacina ou, até mesmo, do contágio, está se falando de imunização ativa. Indiferente o procedimento de confecção da vacina ou o laboratório que a produz, esse método sempre se configura como uma imunização ativa e nunca como uma imunização passiva. Por isso, quando você finalmente for tomar a sua tão sonhada vacina contra o Coronavírus, saiba que está fazendo uma imunização ativa. Vale destacar que alguns vírus, como o da gripe, possuem uma taxa de mutação muito alta; por isso, é possível uma pessoa pegar gripe várias vezes ao ano, pois, na verdade, ela está contraindo uma gripe diferente a cada vez.
Imunização Passiva
A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. Ela subdivide-se em:
- Imunização passiva natural: a imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite. Essa transferência de anticorpos ocorre nos últimos dois meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida.
- Imunização passiva artificial: a imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais:
- A imunoglobulina humana combinada;
- A imunoglobulina humana hiperimune;
- O soro heterólogo.
A transfusão de sangue é outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que virtualmente todos os tipos de produtos sanguíneos contêm anticorpos.