Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã restauracionista, protestante, trinitariana, sabatista, mortalista, não cessacionista, que se distingue pela observância do sábado como dia do Senhor, o sétimo dia da semana judaico-cristã (sabbath), e por sua ênfase e influência proveniente do judaísmo em sua doutrina e na iminente segunda vinda de Jesus Cristo. A igreja surgiu após o Grande Desapontamento de 22 de outubro de 1844, desencadeado pelo Movimento Milerita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX, sendo formalmente criada em 1863. Entre seus vários pioneiros está Ellen White, cujos escritos são tidos pelos adventistas como inspirados por Deus.
Grande parte da teologia dos adventistas do sétimo dia corresponde aos ensinamentos cristãos tradicionais, como a Trindade, a infalibilidade bíblica, e princípios protestantes, como a justificação pela fé e a salvação por meio da graça apenas. A concepção virginal de Jesus, seu batismo por imersão, seu sacrifício substituto na cruz, sua ressurreição, ascensão e segunda vinda também são crenças compartilhadas. No entanto, os adventistas possuem ensinamentos distintos de outras denominações cristãs, como o estado inconsciente dos mortos e a doutrina de um juízo investigativo, atualmente ocorrendo no céu. A igreja também é conhecida por sua ênfase na alimentação salutar e na mensagem de saúde, pela compreensão indivisível entre corpo, mente e alma, pela promoção dos princípios morais e pelo estilo de vida conservador.
Em maio de 2007, os adventistas eram o décimo segundo maior corpo religioso do mundo e o sexto maior movimento religioso internacional. A Igreja Adventista do Sétimo Dia também é a oitava maior organização internacional de cristãos no planeta. No mundo, os adventistas são regidos por uma Conferência Geral, com pequenas regiões administradas por divisões, uniões, associações e missões locais. Em 2018, a igreja possuía mais de 21 milhões de membros, com igrejas em 213 países e territórios, e 88.718 igrejas.
A igreja age por diversos meios: escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas móveis, programas e canais de televisão, abrigos, orfanatos, asilos, fábricas de alimentos naturais e editoras em todo o mundo, bem como uma proeminente organização de ajuda humanitária conhecida como Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é a maior dos vários grupos adventistas que surgiram a partir do Movimento Millerita, no Segundo Grande Despertamento dos anos 1840. Nessa ocasião, muitos americanos saíram do deísmo secular para o cristianismo, inclusive o fundador do movimento, Guilherme Miller. Membro da Igreja Batista, Miller concluiu que Jesus Cristo retornaria à Terra em 22 de outubro de 1844, baseado em Daniel 8:14-16 e no princípio dia-ano, conforme observado em Levítico 25:8; Números 14:34; Ezequiel 4:4-6. Como a interpretação relativa à vinda de Cristo não aconteceu na data prevista, houve o chamado Grande Desapontamento, e a maioria de seus seguidores acabou desistindo da fé ou voltando às suas igrejas de origem.
Alguns mileritas acreditaram que os cálculos de Miller estavam corretos, mas que a interpretação de Daniel 8:14-16 havia sido equivocada. Essas pessoas chegaram à conclusão de que Daniel 8:14-16 predizia o início da obra de Cristo no Lugar Santíssimo do Santuário Celestial (Hebreus 8:1-7), onde Cristo já intercedia como advogado da humanidade junto ao Pai, e não a sua segunda vinda (Hebreus 9:23-24). Ao longo da década seguinte, esse entendimento evoluiu para a doutrina do juízo investigativo: um processo escatológico que teve início em 1844, onde os cristãos estão sendo julgados a fim de fazer uma obra de purificação no santuário, como acontecia no antigo santuário hebraico, no Dia da Expiação. Este julgamento vindica a justiça de Deus em salvar os que creem em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Os adventistas do sétimo dia pregam que a segunda vinda de Cristo é iminente e real, contudo, desaprovam que se marquem datas para o regresso do Senhor, conforme Mateus 24:36.
![Igreja Adventista do Sétimo Dia](https://container.aiyellow.com/pictures/articles/02/69/28.jpg?04224540)