História da informática
Atualmente, a informática está presente em nossas vidas e utilizada diariamente em nossos afazeres, sejam eles pessoais ou profissionais. Tudo gira em torno da informática e das tecnologias. No entanto, existe toda uma história para a informática estar tão desenvolvida e acessível. No início, seu acesso era muito restrito e, com o passar dos anos, começou a ser disseminada pelo mundo. Vamos então à história da informática e conhecer seu caminho até os dias atuais do século XXI.
A informática teve seu início na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois surgiu de uma dificuldade ou necessidade. Um francês denominado Blaise Pascal desenvolveu a primeira máquina de calcular, a primeira calculadora, na década de 1642, com a invenção da primeira calculadora de algoritmos. Este momento deu o ponta-pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo.
O primeiro computador surgiu em 1931, pela primeira vez no mundo, uma máquina que realiza cálculos de forma automatizada. O computador foi desenvolvido por Vannevar Bush, através de uma pesquisa em um centro de ciência e tecnologia nos Estados Unidos.
Este primeiro computador realizava funções muito restritas, mas estava muito além do seu tempo. Seu sistema era analógico, semelhante ao de uma calculadora, e permitia a inclusão de números para que fossem executadas sequências numéricas infinitas. No entanto, era propenso a muitos erros. Nesse momento, começa a ser utilizado o Sistema Binário de George Boole, que é uma lógica onde o computador consegue fazer a leitura de números de 0 a 1; números fora dessa sequência eram descartados. O sistema binário de Boole tornou possível o desenvolvimento de microprocessadores.
Alguns anos mais tarde, em 1962, surgiu a empresa HP, que desenvolveu o disco magnético com o objetivo de armazenar informações diretamente no computador. Antes, o armazenamento era feito através da gravação dos dados em fitas, que possuíam pouco espaço. Já o disco tinha maior capacidade de armazenamento dos dados gravados.
Atualmente, temos a certeza de que vários avanços da informática e das tecnologias se deram através da corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos. Na década de 60, foi desenvolvido o centro de pesquisas e tecnologias avançadas, conhecido como ARPA. Através do projeto ARPA, hoje podemos desfrutar do acesso à internet, que até então pertencia aos centros destinados à comunicação para a guerra, além de ser utilizada para o desenvolvimento de pesquisas em universidades nos EUA. Apesar desses grandes avanços, todo trabalho com equipamentos de informática era manual; não existia acessibilidade para qualquer usuário que não fosse qualificado para sua utilização. Os detentores desses conhecimentos eram apenas pesquisadores e professores, e o acesso a esses equipamentos era muito restrito.
Com base nessas dificuldades, na década de 70, a empresa Xerox desenvolveu o dispositivo mouse e uma interface gráfica para os sistemas de computadores. O mouse é muito utilizado ainda nos dias atuais, pois dependemos dele para mover, abrir e localizar informações em nossas máquinas. Já a interface gráfica é a forma como enxergamos hoje nossa tela de computador, com ícones, janelas e vários aplicativos instalados. Antes dessas criações da Xerox, para utilizar os programas no computador, os comandos eram realizados diretamente na base de dados do computador. Essa foi uma grande evolução da informática, com a criação do mouse e da interface gráfica para a utilização dos computadores.
Em meados de 1975, surgiram no mercado da informática a empresa Microsoft, com seus fundadores Bill Gates e Paul Allen. A Microsoft tinha como objetivo disponibilizar para outras empresas e pessoas físicas um sistema operacional, onde qualquer pessoa pudesse operar um computador e realizar tarefas simples, como trabalhar com software de escritório e acessar a internet.
Nesta mesma época, também surgiram no mercado da informática dois outros personagens muito conhecidos atualmente: Steve Jobs e Steve Wozniak, que desenvolveram o primeiro computador pessoal chamado de Apple.
Não muito distante do sucesso da Apple, a empresa IBM, em meados de 1983, em conjunto com a Microsoft, lançou no mercado o computador IBM PC, também um computador pessoal, que continha um sistema operacional chamado de MS DOS 2.0.
Se formos comparar essa disputa pelo mercado da informática, já ocorre há muito tempo com competições muito louváveis. Contudo, vamos considerar que os maiores beneficiados com o desenvolvimento dessas empresas e o lançamento desses produtos somos nós, usuários. Entretanto, desde o início, os computadores da Apple tinham altos custos e eram destinados a um público-alvo diferenciado. Por outro lado, a Microsoft tinha o objetivo de levar seus equipamentos a um número muito grande de pessoas, com preços mais razoáveis e acessíveis.
Nos dias atuais, existem várias marcas e empresas que dominam a área de informática pelo mundo todo. No entanto, as empresas precursoras, Apple e Microsoft, ainda dominam o mercado de computadores, além de outros eletrônicos pessoais. De certa forma, o objetivo dessas duas empresas de levar acesso à informática, à internet e a uma infinidade de tecnologias foi alcançado, e podemos perceber como seu envolvimento com as pessoas ainda é muito forte; suas marcas são procuradas por pessoas aficionadas pela busca de novas tecnologias.
Atualmente, podemos realizar várias funções e atividades através de um computador móvel ou celular. Tanto os computadores, que estão cada vez mais leves e acessíveis, quanto as novas tecnologias móveis, como os celulares, também conhecidos como smartphones, possuem um sistema operacional, vários aplicativos para desenvolvimento de atividades pessoais e profissionais e acesso à internet em qualquer lugar que tenha disponibilidade. Podemos definir os smartphones como os computadores de mão.