Hibernação - Como ocorre, hábitos dos animais e estivação
Alguns animais enfrentam adversidades sazonais, como a escassez de alimentos ou mudanças drásticas de temperatura. Para reduzir os impactos que essas alterações ambientais podem ter no organismo, alguns animais entram em um estado de sonolência e inatividade. Durante esse período, a temperatura do corpo cai abaixo do normal por várias semanas, em um processo chamado hibernação.
Como Ocorre?
Durante a hibernação, as funções vitais do animal são reduzidas, o que diminui significativamente o gasto de energia para a sobrevivência. A respiração fica mais lenta, os batimentos cardíacos diminuem drasticamente e o metabolismo funciona em um ritmo muito lento. Esse estado pode dar a impressão de que o animal está morto, e em alguns casos ele pode não despertar mesmo se for sacudido.
Esse comportamento é comum em pequenos animais, que geralmente têm um metabolismo acelerado. Eles são encontrados em regiões de temperaturas muito baixas e com escassez de alimentos, como morcegos, marmotas, esquilos, hamsters e ouriços em climas frios. Em ambientes mais quentes, outros animais como peixes e caracóis também podem entrar em hibernação.
Sobrevivendo Durante a Hibernação
Enquanto hibernam, muitos animais sobrevivem consumindo a gordura armazenada previamente. Outros despertam ocasionalmente para consumir alimentos que estocaram em suas tocas ou ninhos. Alguns animais perdem muito peso durante esse período e só acordam da hibernação quando as temperaturas se tornam mais agradáveis.
Além da hibernação, alguns animais possuem um comportamento similar, chamado estivação.
Estivação
A estivação é um tipo de hibernação que ocorre quando as temperaturas são elevadas, tipicamente durante estações quentes e secas. Durante esse processo, muitas espécies entram em estado de inatividade para se proteger das altas temperaturas e da escassez de água. Esse comportamento é comum em caracóis durante as estações mais quentes e secas, onde a falta de alimentos e umidade é uma ameaça.
Outros animais que passam pela estivação incluem alguns artrópodes, peixes, répteis e mamíferos. A piramboia, por exemplo, é um peixe pulmonado que, ao secarem os rios em que vive, enterra-se na lama e permanece lá até que as chuvas retornem.