Geografia Humana e Críticas.
Geografia humana é uma ciência humana que se consagra ao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive, o espaço geográfico. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das ações, usos e transformações humanas sobre o espaço, assim como a incidência e o condicionamento exercidos pelo espaço sobre a sociedade e suas ações.
Dentro de cada campo da geografia humana se pode utilizar diferentes abordagens filosóficas para a pesquisa; por isso, um geógrafo humano pode ser um geógrafo urbano marxista ou um geógrafo urbano feminista, etc. Tais abordagens são:
- Geografia do comportamento
- Geografia crítica
- Geografia feminista
- Geografia marxista
Unidade básica de estudo
Uma grande pergunta na geografia humana é se existe uma unidade básica de estudos (ou escala "geral") para estudar/analisar o espaço, e qual seja esta unidade. A pergunta é: como delimitar o espaço para que a sua análise seja mais fácil? Exemplos de escalas básicas de geografia humana podem ser:
- Habitat
- Local
- Lugar
- Meio (meio ambiente, meio cultural,...)
- Paisagem; a paisagem é um campo visual
- Região; a região é uma unidade de estudo tradicional (geografia regional francesa, Roger Brunet); a "região" contém uma ideia de homogeneidade (por exemplo, a região amazônica está principalmente coberta por mata); a região como unidade básica nos estudos da geografia humana foi criticada por Pierre Bourdieu na sua obra Poder simbólico.