Futbolniy Klub Spartak Moskva
O FC Spartak Moskva, em russo Футбольный клуб Спартак Москва, normalmente em português Spartak Moscou (português brasileiro) ou Spartak de Moscovo (português europeu), é um clube russo de futebol, sediado na capital Moscou.
Fundado em Krasnaya Presnya, um bairro operário, em uma época na qual o futebol era restrito a certos grupos sociais, o clube viveu na clandestinidade por longos períodos de sua existência, tornando-se um dos nomes mais lendários e populares do futebol da Rússia e um dos clubes de futebol mais importantes no cenário europeu. Carregando consigo uma história de luta pela popularização do futebol no mundo, o Spartak é portador da Ordem de Lênin, 12 vezes campeão da URSS, 10 vezes campeão da Rússia, 10 vezes vencedor da Copa da URSS, 3 vezes vencedor da Copa da Rússia, e semifinalista das três mais importantes competições da UEFA — Liga Europa, Liga dos Campeões e Taça dos Clubes Vencedores de Taças. A equipe participa da divisão principal do Campeonato Russo.
Apesar de mundialmente conhecida pelo futebol, a sociedade Spartak participa também de mais de 40 modalidades de esporte, destacando-se no basquetebol, com a equipe BC Spartak São Petersburgo, e no hóquei no gelo, com a equipe HC Spartak Moscou. O futebol, representado pelo FC Spartak Moscou, é a mais bem-sucedida modalidade do grupo.
Apesar das crises que quase o derrubaram, o clube ainda conta com uma grande torcida, considerada a segunda maior da Rússia, atrás apenas da torcida do Zenit São Petersburgo, que há poucos anos era um clube irrelevante, mas que hoje carrega o maior apoio do país após o sucesso recente. O Spartak tem como rival principal o CSKA Moscou, além de ser considerado o maior rival do Zenit pelos torcedores deste tempo. É zombado dentro da sociedade esportiva russa como a equipe mais azarada do país em competições europeias, devido à ausência de títulos continentais. Após a conquista da Copa da Rússia em 2003, ficou 14 anos sem levantar nenhuma taça, jejum que acabou em 2017 após o título do Campeonato Russo. Pela influência que o clube conquistou, os rivais criaram a comunidade Anti-Spartak.
Seu estádio é a Otkrytie Arena, inaugurada em 27 de agosto de 2014, com a construção começada em 2010. Antes, o clube não possuía um estádio próprio, jogando no Estádio Lujniki (antes denominado Estádio Lênin), no centro de Moscou, palco de importantes vitórias do clube. Os dois estádios receberam jogos da Copa do Mundo de 2018, com Moscou sendo uma das únicas sub-sedes a ter dois estádios na competição.
História
Fundação e Início (1922-1969)
O Spartak foi fundado em 1922 por Nikolai Starostin, e teve diversos nomes, como «Krasnaya Presnya» e «Pischeviki», até 1935, quando seu nome, inspirado em Espártaco, líder de uma revolta de escravos contra o Império Romano, foi definitivamente escolhido.
Tanto o futebol russo como o soviético sempre foram espaços dominados por homens. Jovens trabalhadores, que não tinham acesso aos campos esportivos das elites, jogavam futebol em qualquer espaço que encontrassem, sobretudo nas ruas. Estes jogos eram chamados de “futebol marginal” e foram essenciais para a formação do Spartak. A autonomia e a espontaneidade encontradas naqueles jovens trabalhadores que jogavam nas ruas, e que se tornaram os fundadores do Spartak, são hoje consideradas a verdadeira ideologia do clube. Essas raízes do Spartak influenciaram a identidade destes jovens fundadores do time. Mais tarde, durante o século XX, a enorme legião de fãs do Spartak era formada por trabalhadores que incorporaram uma masculinidade agressiva, indisciplinada e rebelde, diferente e oposta à masculinidade rígida, militarizada e disciplinada demonstrada pelos bem-comportados torcedores do CSKA e do Dínamo. Décadas mais tarde, os torcedores do Spartak se tornariam os primeiros hooligans da União Soviética.