Fitopatologia – O que é, histórico e importância
A Fitopatologia (palavra originária do grego Phyton = planta; Pathos = doença; Logos = estudo), ou patologia vegetal, é a ciência que estuda as doenças, os danos e as alterações no funcionamento normal das plantas, qualquer que seja a sua origem – animal, vegetal, parasitária ou infecciosa. Abrange todas as etapas, desde o diagnóstico até o tratamento e controle. As doenças e danos podem ser causados por insetos, outros animais, bactérias, vírus, fungos, fatores climáticos, plantas parasitas, entre outros fatores.
Considerando a Fitopatologia em sentido restrito, os danos provocados por insetos e outros animais (conhecidos como pragas, de forma geral) são estudados na Zoologia ou na Entomologia Agrícola. Já as doenças restantes, que não envolvem pragas, são o objeto de estudo e análise da Fitopatologia.
Histórico da Fitopatologia
Embora a identificação de doenças vegetais seja muito antiga, desde que o homem começou a desenvolver a agricultura para sua sobrevivência, o desenvolvimento da Fitopatologia como ciência é relativamente recente. Antigamente, as doenças e pragas vegetais eram vistas como fenômenos sobrenaturais, de causas místicas ou religiosas. Este período é conhecido como o “período místico” da história da Fitopatologia, devido à falta de uma explicação lógica e plausível para as causas das doenças nas plantas.
Com o passar do tempo, os observadores começaram a entender melhor esses fenômenos, elaborando uma explicação mais lógica: as interações fisiológicas da planta com o patógeno são processos dinâmicos, que podem causar danos até mesmo a plantações inteiras.
A Importância da Fitopatologia
Com o crescimento contínuo da população mundial, aumenta também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos produzidos. O desenvolvimento da agricultura está diretamente ligado a fatores como o clima, a influência dos solos, pragas, doenças e o avanço tecnológico. A Fitopatologia é essencial nesse contexto, pois ajuda a desenvolver a produção agrícola ao combater os problemas causados pelas doenças que afetam as plantas, as quais são fundamentais para nossa alimentação.
O desenvolvimento das plantações está associado a muitos problemas, como os prejuízos causados por doenças, insetos, ácaros, entre outros, que precisam ser combatidos por meio da ação humana e da tecnologia. Além disso, os estudos em Fitopatologia também envolvem o melhoramento genético de espécies, visando torná-las mais resistentes às doenças.