FRED ASTAIRE
Astaire deixou a RKO em 1939 para se tornar freelancer e buscar novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos. Durante esse período, a Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos. Ao contrário da década de 1930, quando estudou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para inovar continuamente. Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell , considerada a mais excepcional sapateadora de sua geração. Eles estrelaram em Broadway Melodia de 1940 , na qual fez uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the Beguine", de Cole Porter. Em sua autobiografia,Steps in Time , Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo rápido de menininha com Ellie. Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela."
Ele atuou ao lado de Bing Crosby em Holiday Inn (1942), e depois em Blue Skies (1946). Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéis em que perdia a garota para Crosby. O primeiro filme é memorável por sua virtuosa dança solo para a canção"Let's Say it with Firecrackers". O último filme continha a canção "Puttin 'On the Ritz", uma inovadora canção e coreografia dança indelevelmente associada a ele. Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard , em Segundo Chorus (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw .