Esta com manchas brancas nos dentes? Entenda
As manchas brancas nos dentes, apesar de parecerem inofensivas, em muitos casos podem ser mais do que simplesmente um incômodo estético. Podem ser indicativas de cárie.
Causas do Aparecimento de Manchas Brancas nos Dentes
Existem três principais causas para o aparecimento de manchas brancas nos dentes:
- Desmineralização ou desgaste do esmalte: Esta é uma cárie em formação. Este problema está normalmente associado ao consumo excessivo de alimentos doces aliado a uma ineficiente higiene bucal. As bactérias que se alimentam dos açúcares produzem ácidos que desfalcam os minerais do esmalte, fazendo com que surjam as manchas esbranquiçadas, que costumam aparecer em locais próximos à gengiva ou entre os dentes.
- Hipoplasia ou má formação do esmalte: Esta condição pode ser derivada de deficiência de vitaminas, doenças sistêmicas ou fatores hereditários. Algumas ocorrências durante a infância também podem provocar a má formação do esmalte, como cáries não tratadas ou traumatismos nos dentes de leite, que interferem nos dentes permanentes que começam a se formar nos primeiros anos da criança. Propensão a cáries e sensibilidade nos dentes são fatores comuns nas pessoas com hipoplasia.
- Fluorose dentária: Causada pelo excesso de ingestão de flúor quando criança, incluindo grandes quantidades de creme dental durante a escovação, o consumo do creme dental infantil pela criança ou aplicações de flúor em grande quantidade. Esses erros podem provocar manchas nos dentes de leite e nos permanentes que estão em formação. O flúor é importante no fortalecimento e proteção dos dentes, mas sua aplicação deve obedecer às recomendações de dosagem para cada idade específica.
Cuidados que Ajudam a Prevenir a Formação de Manchas Brancas nos Dentes
- Higiene bucal: As manchas brancas resultantes de desgaste no esmalte podem ocorrer tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes. Uma higiene bucal adequada, com pelo menos três escovações ao dia, complementadas pelo uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, são as melhores formas de prevenção.
- Alimentação: Evitar o excesso de doces e controlar a ingestão de alimentos e bebidas ácidas pode ajudar a manter a integridade do esmalte dos dentes. Alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte), magnésio (folhas escuras, nozes, sementes e peixes) e vitamina D fortalecem os dentes e previnem a formação de manchas.
- Acompanhamento da criança: Monitorar as crianças durante a escovação, utilizando quantidades de creme dental adequadas à sua idade, é fundamental para evitar o excesso de flúor. Além disso, é importante manter o creme dental fora do alcance das crianças pequenas.
Como Remover as Manchas Brancas dos Dentes
O mais importante no tratamento das manchas brancas é identificar o tamanho das manchas e seu agente causador, que são fatores determinantes para o tipo de tratamento a ser escolhido:
- Clareamento: O dentista deve garantir que o procedimento é seguro, com base na situação atual do esmalte. Depois do branqueamento, pode ser feita uma selagem para o fortalecimento dos dentes.
- Infiltração de resina: Um gel de resina é utilizado para abrir e penetrar nos poros dos dentes com manchas e depois é curado com uma luz especial.
- Abrasão a ar: Partículas de cristais sopradas na mancha removem o depósito de cálcio. Após isso, é feito um preenchimento e uma selagem do esmalte.
- Microabrasão química: Um ácido especial é aplicado no topo das manchas para corroer o depósito de cálcio. Em seguida, as manchas são perfuradas para que seja feita a selagem.
- Remineralização: Utiliza-se pastas e chicletes com altos níveis de fluoreto para reintroduzir minerais que tratarão os microfuros que geraram as manchas brancas.