Especialidades em odontologia
O mundo moderno é dos especialistas. Mais e mais profissões se estratificam em busca da excelência na solução de problemas. Com os nossos dentistas não é diferente. São marcas como especialidades em odontologia. E é bom que seja assim.
Como as chances de um especialista errar na área em que atua são muito pequenas, pois é certo que ele aprendeu e aperfeiçoou sua prática em novas técnicas direcionadas especificamente ao seu ramo de atuação, um especialista é um mestre em sua área.
Normalmente, quando percebemos algum problema em nossos dentes, vamos a um dentista. No consultório, depois do diagnóstico, podemos ser encaminhados a outro dentista para nova avaliação. Se confirmar o diagnóstico, aí então receberemos o tratamento adequado ao nosso caso. Mas, sendo assim, quem procurar primeiro? Podemos ir direto a um especialista em odontologia?
Para responder a estas perguntas e esclarecer certas dúvidas sobre quais problemas podem ser solucionados por quais profissionais, listamos a seguir as dez especialidades em odontologia mais rápidas e mais solicitadas.
1. Clínica Geral
É o “nosso” dentista. Aquele que procuramos primeiro. O clínico geral é um profissional que optou pela não especialização. Sua função principal é a manutenção da saúde bucal, através da prevenção e da higienização oral. Está capacitado também para o tratamento de várias hipóteses nos dentes e gengivas, e para o diagnóstico e encaminhamento de casos mais específicos.
2. Odontopediatria
Sua especialização são as crianças, bebês e gestantes, tendo como pré-requisitos a paciência e a calma. O tratamento dentário das crianças é normalmente simples, mas o odontopediatra deve trabalhar o lado emocional da criança, aplicando uma atenção especial, com decorações e objetos atrativos. Cabe a ele também identificar problemas de mastigação e má formação dos dentes.
3. Endodontia
Especialização do temido profissional do tratamento de canal. Habilita para o tratamento das patologias dos nervos e da raiz dos dentes. A rigor, todos os dentistas podem realizar um procedimento de canal, mas a segurança de um endodontista está na atualização constante das técnicas e no conhecimento profundo sobre o tema.
4. Ortodontia
É o dentista dos aparelhos. Sua especialidade é prevenir e corrigir anomalias relacionadas ao alinhamento dos dentes, ao desenvolvimento dos ossos da face e da arcada dentária. Tanto nos casos de prevenção como de correção destes problemas, o ortodontista é o especialista que vai encontrar o melhor tratamento, que pode incluir uma intervenção cirúrgica, e recomendar os aparelhos ortodônticos, móveis e fixos.
5. Odontologia Estética
Sua função é zelar pela harmonia e pela beleza do sorriso. Sabemos que uma boa aparência eleva a autoestima, aumenta a confiança e traz resultados para relações e profissionais. Facetas de porcelana, clareamento e cirurgia plástica na gengiva são os principais procedimentos efetuados por este especialista.
6. Implantodontologia
A função principal deste segmento é a implantação cirúrgica de pinos para substituição da raiz do dente, recuperando uma mastigação correta e restabelecendo a estética da boca.
7. Periodontia
Sua área de atuação contempla gengivas, ossos e ligamentos. O periodontista diagnostica, previne e trata as doenças periodontais, que são inflamações que atacam as estruturas de sustentação do dente. Estas doenças são causadas pela atuação da placa bacteriana que não foi removida.
8. Cirurgia e Traumatologia
Cirurgias simples, ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos hospitalares são a rotina destes profissionais. Desde uma extração de dentes até a remoção de tumores nos elementos da boca, passando pela correção de anomalias da face, podem ser realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial.
9. Radiologia Odontológica
Um radiologista odontológico deve conhecer profundamente as estruturas humanas da face, valendo-se de técnicas de imagens. É um profissional que deve estar sempre atualizado com as novidades tecnológicas do mercado.
10. Odontohebiatria e Odontogeriatria
Assim como o dentista pediatra se especializa no atendimento a crianças e suas peculiaridades, o odontohebiatra trabalha no universo complexo do adolescente e o odontogeriatra concentra seus atendimentos aos processos de envelhecimento e seus desdobramentos.