Entenda Qual é a Relação Entre as Suas Crenças e as Riquezas Pessoais
Crenças e riquezas pessoais. Você se considera uma pessoa rica? Ao parar para refletir sobre sua situação atual, você diria que tem a capacidade de alcançar tudo o que mais deseja? E mais: você sente que merece o que conquistou e o que aspira alcançar no futuro?
Acredite, todas essas questões têm um elemento em comum que vai nos guiar em todas as etapas da vida, desde a infância. Estamos falando da relação entre as suas crenças e as riquezas pessoais. E não estamos falando apenas de disciplina financeira (que é essencial, não se engane quanto a isso).
Neste post, vamos explorar as riquezas, mas especialmente as questões que nos impulsionam a buscá-las — além de definirmos brevemente o que significa riqueza pessoal, que pode ser interpretada de diferentes maneiras, de acordo com as crenças de cada um.
Você é uma Pessoa Cheia de Riquezas Pessoais?
A busca pela felicidade nos guia todos os dias. No entanto, esse grande objetivo começa a ser moldado por nossas crenças. Essas são nossas riquezas pessoais.
É a partir da análise das crenças que conseguimos entender melhor como agimos e reagimos às mais diversas situações. Sabia que existe um modelo de pirâmide que pode nos ajudar a estabelecer esse ponto? Através da observação e do exercício constante de autoconhecimento, podemos identificar nossos estímulos, desafios e até aprender a refletir sobre as decisões que tomamos para conquistar e acumular riquezas pessoais, além de mantê-las.
A Pirâmide das Crenças e Riquezas Pessoais
A nossa pirâmide é formulada da seguinte maneira:
- "Ser" é a base da pirâmide, traduzindo-se no que somos.
- "Fazer" é o quanto você é capaz de agir para alcançar as riquezas pessoais que deseja.
- "Ter" é o topo da pirâmide e aponta o quanto você acredita merecer essas conquistas.
Agora, avalie-se com base nessa pirâmide e analise suas crenças financeiras. Por exemplo: você se considera uma pessoa pobre ou rica? O sucesso já chegou até você ou ainda está lutando por isso? Ou, pior, você acredita que não merece nada disso?
Independentemente das suas respostas, perceba que elas são, na verdade, crenças. Somos programados para pensar de uma determinada maneira, com base em uma série de fatores que afetam nossas percepções, tanto direta quanto indiretamente.
Ser
Somos mais ou menos ricos dependendo de quem ou o quê? Afinal, ninguém nasce rico ou pobre — as crenças que nutrimos desde cedo moldam essa percepção. Para ilustrar, faça um exercício: imagine-se entrando em um restaurante ou hotel de luxo e perceba como você se sentiria naquele ambiente. Como você reagiria aos preços elevados e às etiquetas sociais? Para algumas pessoas, isso pode ser desconfortável, pois não faz parte das suas crenças e valores. Para outras, é um objetivo a ser alcançado, uma transformação desejada.
Fazer
Agora, digamos que você entenda o que deseja e o que precisa fazer para melhorar sua condição atual. Aqui entra o "fazer" da pirâmide, que se refere à sua capacidade de gerar riquezas. Você pode acreditar que é capaz de alcançar grandes resultados financeiros, mas está realmente trabalhando para isso?
Ter
O topo da pirâmide está relacionado ao merecimento. Algumas pessoas conquistam tudo o que almejam, mas, consciente ou inconscientemente, acabam perdendo tudo. Isso pode acontecer de várias formas, como:
- Perder as riquezas pessoais adquiridas;
- Ser roubada, seja material ou emocionalmente;
- Investir em ideias erradas, sem o devido planejamento;
- Deixar-se seduzir por coisas que não agregam às suas riquezas.
Essas perdas acontecem porque, no fundo, a pessoa se sente incapaz de manter ou não acredita que merece o sucesso conquistado. Isso tudo são crenças limitantes, e não tem nada a ver com dinheiro, especificamente.
Qual é o Impacto das Crenças em Suas Riquezas Pessoais?
Como vimos, as nossas crenças influenciam todas as nossas decisões, boas ou ruins, e começam a se formar desde a infância. A forma como nos relacionamos com nossos pais, amigos, escola, escolhas de carreira e as crenças que adquirimos em cada uma dessas etapas da vida moldam nossa percepção sobre nós mesmos e sobre o que podemos alcançar.
Se crescemos ouvindo que não somos nada — e nunca seremos —, será mais difícil ir atrás dos nossos sonhos. Mesmo que consigamos alcançar algo, essas conquistas podem ter sido um processo doloroso, sem agregar verdadeira prosperidade. Muitas vezes, essas vitórias foram conquistadas para provar algo para os outros, e não para beneficiar nossa própria vida.
Por isso, muitas pessoas perdem suas riquezas porque não estavam preparadas para lidar com elas. As crenças estão intimamente ligadas às nossas riquezas pessoais. É fundamental encontrar equilíbrio em todas as áreas da vida — emocional, física e relacional — para saber qual posição você deseja ocupar, como chegar lá e, principalmente, entender seu merecimento ao longo do caminho.