Educação Ambiental: o que é e importância nas escolas . Parte 1
Introdução à Educação Ambiental
A educação engloba os processos de ensino-aprendizagem ao longo da vida, pois independente do local onde nos encontramos, é fato que estamos aprendendo e/ou ensinando algo de alguma maneira.
A palavra educação remete imediatamente à escola, porém, além da escola, outros espaços tornaram-se educativos, seja o social, domiciliar, profissional, entre outros.
Usufruir de ambientes que vão além do escolar tem um significado imprescindível, pois cria a possibilidade de que o aluno venha a transcender aos objetivos propostos nas aulas convencionais da escola.
O que é a Educação Ambiental
A educação ambiental consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Dessa forma, ela é o resultado de uma orientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitam a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação mais racional e capaz de responder às necessidades sociais.
Objetivos da Educação Ambiental
De acordo com um consenso internacional, os objetivos da educação ambiental são:
- Consciência: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirirem uma consciência e uma sensibilidade acerca do meio ambiente e dos problemas a ele associados.
- Conhecimento: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a ganharem uma grande variedade de experiências.
- Atividades: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirirem um conjunto de valores e sentimentos de preocupação com o ambiente e motivação para participarem ativamente na sua proteção e melhoramento.
- Competência: ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirirem competências para resolver problemas ambientais.
- Participação: propiciar aos grupos sociais e aos indivíduos uma oportunidade de se envolverem ativamente, em todos os níveis, na resolução de problemas relacionados com o ambiente.
Importância da Educação Ambiental nas Escolas
As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é de grande importância em todos os níveis dos processos educativos e, em especial, nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.
A cada dia que passa, a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e, principalmente, nas escolas.
Crianças bem informadas sobre os problemas ambientais serão adultas mais preocupadas com o meio ambiente. Além do que, elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.
A escola deve iniciar a tratar a educação ambiental a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, permitindo que os mesmos analisem a natureza de acordo com as práticas sociais. Uma análise crítica poderá contribuir profundamente para as mudanças de valores sobre o cuidado com o meio ambiente.
No caso da Educação Básica, o principal referencial sobre educação ambiental são os PCN’s, elaborados por diversos especialistas, compilados pelo Ministério da Educação e aprovados pelo CNE.
A educação ambiental está incluída na série de Temas Transversais dos PCN’s, no volume de “Meio Ambiente”.
No ensino fundamental, os conteúdos estão divididos em três grandes blocos:
- Os Ciclos da Natureza: apresenta uma educação sobre o meio ambiente e a natureza, de forma que o estudante compreenda que os movimentos e transformações da natureza estão sempre ligados à vida no planeta.
- Sociedade e Meio Ambiente: os conteúdos visam propiciar uma educação para o meio ambiente, enfocando a diversidade cultural e ambiental, o ambiente regional, as relações sociais com a paisagem, as diferenças entre ambientes preservados e degradados, a responsabilidade quanto à qualidade ambiental e as possibilidades de ação.
- Manejo e Conservação Ambiental: aborda as interferências humanas sobre o ambiente, suas consequências, e as alternativas para harmonizar a ação humana e seus impactos ambientais.
Já no ensino médio, diversos conteúdos que problematizam a questão ambiental estão inseridos nas disciplinas de Geografia, Biologia, Física e Química, por orientação dos PCN’s no módulo de “Ciências da Natureza e Matemática” como uma forma de contextualizar os conteúdos com a realidade.
Importante destacar que os parâmetros nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, são referência para elaboração dos projetos pedagógicos de cada instituição escolar, que gozam de relativa autonomia para definir a forma de incorporar tais diretrizes.