Donkey Kong (jogo eletrônico)
Donkey Kong (ドンキーコング Donkī Kongu?) é um jogo de arcade desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1981. É um dos primeiros exemplos do gênero plataforma, uma vez que a jogabilidade foca na movimentação do personagem principal por uma série de plataformas enquanto desvia de obstáculos. No jogo, Jumpman (hoje conhecido como Mario) deve resgatar uma donzela em apuros, Lady (hoje conhecida como Pauline), de um macaco gigante chamado Donkey Kong. O herói e o macaco mais tarde se tornaram dois dos personagens mais populares da Nintendo.
Donkey Kong era o último em uma série de esforços da Nintendo para entrar no mercado norte-americano de jogos. Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, delegou o projeto a um designer de jogos iniciante, Shigeru Miyamoto. Tomando uma vasta gama de inspirações, incluindo Popeye e King Kong, Miyamoto desenvolveu o cenário e desenhou o jogo em conjunto com o engenheiro-chefe da Nintendo, Gunpei Yokoi. Os dois abriram novos caminhos no mundo dos games ao utilizarem gráficos como um meio de caracterização, incluindo cutscenes para avançar o enredo do jogo e integrando múltiplos níveis à jogabilidade.
Apesar de temores iniciais por parte da equipe estadunidense da Nintendo, Donkey Kong provou ser um sucesso comercial e de crítica na América do Norte e no Japão. A Nintendo licenciou o jogo à Coleco, que desenvolveu a versão para consoles em diversas plataformas. Outras companhias clonaram o sucesso da Nintendo e conseguiram evitar o pagamento de royalties. Os personagens de Miyamoto apareceram em dezenas de produtos, como caixas de cereais e desenhos animados. Um processo judicial promovido pela Universal City Studios, alegando que Donkey Kong havia violado direitos autorais de King Kong, por fim foi derrotado. O sucesso de Donkey Kong e a vitória da Nintendo nos tribunais ajudaram a posicionar a empresa para dominar o mercado dos jogos eletrônicos nos anos 1980 e começo dos anos 1990.