Dia da Terra: saiba o que representa e a data exata
No calendário mundial algumas comemorações servem para alertar as pessoas. Um deles é o Dia da Terra. Celebrado em 22 de abril, essa data tem por finalidade trazer à tona o debate sobre a preservação dos recursos do nosso planeta.
Veja neste artigo a história da criação do Dia da Terra, o que ele representa e sugestões de atividades para comemorar a data na escola ou no trabalho. Além disso, propormos alguns modelos de texto para lembrar essa data importante. Confira tudo agora.
Dia da Terra: história da criação
Você sabe que existe dia para praticamente tudo: pai, mãe, namorados, meio ambiente entre outros. Entretanto, poucas pessoas sabem que existe um dia específico para celebrar o planeta onde vivemos. É o Dia da Terra.
Comemorado no dia 22 de abril, ele nasceu em 1970, graças à mobilização de ativistas ambientais nos Estados Unidos. A ideia de conclamar por mais atenção ao nosso planeta partiu de um político, o senador norte-americano Gaylord Nelson.
Esse político foi o responsável por unir entidades e pessoas interessadas em debater sobre o futuro da terra. Para isso, conseguiu juntar universidades, escolas e moradores para pedir por mais atenção para o mundo.
E esse debate nacional teve seus frutos. O primeiro deles foi a criação por parte do governo americano de criar a Environmental Protection Agency, a Agência de Proteção Ambiental. Com ela, algumas leis importantes passaram a vigorar.
Era o início de um amplo debate que vigora até hoje sobre a responsabilidade dos homens, empresas, governos e instituições sobre a preservação do planeta Terra e pelas melhores condições de vida dos seus habitantes. O dia 22 de abril foi oficializado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, e abre oficialmente as semanas dedicada a temas colecionados, já que dia 5 de junho é Dia do Meio Ambiente.
ONU alerta para os perigos que rondam a terra
Todo dia 22 de abril, Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas, faz campanhas, movimentos e alertas para chamar atenção da preservação dos nossos recursos naturais.
Segundo o próprio site das Nações Unidas, essa data é sempre Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner nas comemorações de 2013: “o Dia da Mãe Terra ressalta as faces das mudanças climáticas, um importante exercício de sensibilização, uma vez que diversas nações prometeram entrar em acordo para um novo e inclusivo tratado da ONU para lidar com o aparentemente inexorável acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera e todos os riscos crescentes para países e comunidades do planeta”.
Ban Ki-moon, outra personalidade importante da ONU, destacou também no site oficial da instituição, que “quando ameaçamos o planeta, destruímos nossa única casa – e nossa sobrevivência futura. Neste Dia Internacional, renovemos os nossos compromissos de honrar e respeitar a Mãe Terra”.
Atividades para fazer no Dia da Terra
Não podemos deixar um dia tão relevante quanto o Dia da Terra passar em branco, afinal essa data só faz sentido quando celebrados juntos, seja no trabalho ou na escola. Pensando nisso, veja algumas ideias de atividades que as pessoas fazem no Dia da Terra.
Dia da Terra na escola
- Plantar árvores: reúna as crianças, adolescentes, jovens ou equipe pedagógica para plantar árvores. Essa ação vai fazer um bem enorme ao planeta, além de chamar atenção da comunidade que irá receber essas mudas.
- Limpe um ambiente coletivo: juntar toda as turmas para fazer uma ação de limpeza de um espaço coletivo é uma boa ideia para lembrar o Dia da Terra. Escolham uma praça próxima à escola e iniciem o trabalho de limpeza.
Dia da Terra no trabalho
- Palestra: dar um tempo da rotina estressante do trabalho é a missão dos gestores do Dia da Terra. Atrelado a isso, nada mais justo do que discutir as implicações das ações do homem no planeta Terra por meio de uma palestra bem leve e atrativa.
- Fazer uma horta: muitos adultos nem sabem de onde vêm as suas comidas. Para lembrar a importância do planeta terra, que tal juntar a equipe do trabalho e desenvolverem uma horta? É uma forma saudável e criativa de rememorar o Dia da Terra.
Carta da Terra
A Carta da Terra é um documento produzido para ser lido no Dia da Terra. Ela está publicada no site oficial do Ministério do Meio Ambiente brasileiro.
De acordo com esse órgão, “devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”.
É o próprio MMA que divulga em seu site a Carta da Terra, cujos princípios você tomará conhecimento agora. Atente que esse é um material importante para você compor as atividades do Dia da Terra, em qualquer ambiente.
16 princípios da Carta da Terra
- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor;
- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas;
- Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações;
- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida;
- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução;
- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário;
- Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido;
- Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental;
- Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável;
- Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas;
- Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias;
- Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça;
- Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável;
- Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração;
- Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz;