Devil May Cry 3: Dante's Awakening
Devil May Cry 3: Dante's Awakening, editado no Japão como Devil May Cry 3 (デビル メイ クライ 3 Debiru Mei Kurai Surī?), é um videojogo de ação-aventura do gênero hack and slash produzido e publicado pela Capcom em 2005 para PlayStation 2, sendo adaptado para Microsoft Windows em 2006. Terceiro título da série Devil May Cry, o jogo mantém os elementos dos dois jogos anteriores e expande o sistema de combate, acrescentando múltiplos estilos de luta. A história é contada principalmente através de uma mistura de cutscenes usando o motor do jogo e vários vídeos pré-renderizados.
O jogo se passa 10 anos antes dos acontecimentos do primeiro Devil May Cry, apresentando um Dante mais jovem em uma torre encantada chamada Temen-ni-gru. A narrativa centra-se na relação disfuncional de Dante com seu irmão gêmeo Vergil. Os eventos ocorrem na época em que Dante abriu sua agência de caçador de demônios, antes que sua herança demoníaca atingisse todo o seu potencial.
No momento de seu lançamento, Devil May Cry 3 foi muito criticado por seu elevado nível de dificuldade, mas recebeu elogios por melhorar em relação ao seu antecessor e pelo retorno da jogabilidade desafiadora, característica da série Devil May Cry.
Devil May Cry 3 foi um sucesso comercial, tornando-se o oitavo jogo mais vendido no Japão na primeira semana de lançamento. Em 2006, foi relançado como Devil May Cry 3: Special Edition, com a dificuldade reequilibrada e a possibilidade de jogar com Vergil. Ambas as versões combinadas venderam mais de dois milhões de cópias. Um mangá que serve como prólogo e leva o mesmo nome do jogo foi publicado em 2005.