Devil May Cry (jogo eletrónico)
Devil May Cry (デビル メイ クライ Debiru Mei Kurai?) é um videojogo de ação-aventura, o primeiro da série Devil May Cry, produzido e publicado pela Capcom em 2001 para PlayStation 2. A história se passa nos tempos modernos, na ilha fictícia de Mallet, e centra-se em Dante, um caçador de demônios que usa seu negócio para obter vingança após perder sua mãe e seu irmão. Durante a trama, ele conhece uma mulher chamada Trish, que o leva em uma aventura para derrotar Mundus, o Lorde Demônio. O enredo é contado principalmente por meio de uma mistura de cutscenes, utilizando o motor do jogo e vídeos em full motion pré-renderizados. O jogo incorpora alusões e é vagamente inspirado no poema A Divina Comédia, incluindo o protagonista Dante (nome inspirado em Dante Alighieri), seu irmão Vergil (Virgil) e Trish (Beatrice Portinari). Apesar do foco principal do jogo ser a luta com espadas, o jogador ganha novas armas à medida que derrota os chefes, resultando em uma variedade de combos que podem ser executados.
Originalmente concebido em 1999 como Resident Evil 4, Devil May Cry acabou sendo criado como um jogo independente com sua própria história, pois a equipe de produção sentiu que não se adequaria bem ao estilo da série Resident Evil. Devil May Cry recebeu ampla cobertura midiática devido ao impacto que causou nos jogos de ação, devido à sua grande dificuldade e às altas pontuações que recebeu dos críticos profissionais, com muitos concluindo que é um dos melhores e mais inovadores videojogos de todos os tempos.
Muitas vezes citado como o início de um subgênero dentro dos jogos de ação, o "Combate Extremo", é hoje considerado um marco no gênero hack and slash. Vendeu mais de dois milhões de cópias, e seu sucesso fez com que a Capcom criasse outros jogos, alguns se passando antes e outros depois dos eventos de Devil May Cry. É um dos títulos presentes no livro 1001 Videojogos Que Tem de Jogar Antes de Morrer.