Descubra o que é um Truste e alguns termos relacionados a ele
Truste é a fusão de várias empresas com o objetivo de formar um monopólio em uma determinada área de produtos e serviços. Apesar da união, cada empresa continua a manter sua autonomia, embora a intenção seja eliminar a livre concorrência.
Existem os trustes verticais, onde as empresas dominam várias unidades produtivas. Por exemplo, em uma indústria de calçados, cada unidade é responsável por uma parte do processo produtivo até o produto final: uma unidade coleta o couro, outra prepara a borracha para os solados, enquanto outra faz o corte e a costura.
Por outro lado, os trustes horizontais ocorrem quando as empresas unidas produzem apenas um tipo de produto, como a união de fábricas de refrigerantes.
Conheça Outros Termos Relacionados ao Truste
Capitalismo
O truste é resultado do capitalismo, que é o sistema econômico predominante em todo o mundo. Baseia-se em uma economia de livre mercado que distribui produtos por meio da oferta, demanda, preço e investimentos. As transações são feitas com o objetivo de obter lucros para os proprietários das empresas.
Monopólio
Considerado uma forma de concorrência imperfeita, o monopólio ocorre quando uma única empresa detém o conhecimento e a comercialização de um bem ou serviço.
Oligopólio
Semelhante ao monopólio, o oligopólio envolve um grupo de organizações ou até governos que dominam a comercialização de produtos ou serviços.
Cartel
Geralmente considerado ilegal, um cartel é um acordo entre empresas concorrentes para fixar preços ou dividir mercados de atuação. O objetivo é eliminar a concorrência e aumentar os lucros.
Holding
Uma holding é uma forma de sociedade que administra um conglomerado de empresas. A administração da holding é feita por quem possui a maior quantidade de ações das empresas do grupo, visando melhorar o lucro de todas as empresas envolvidas.
Dumping
Considerada ilegal, a prática de dumping ocorre quando empresas se unem para vender seus produtos ou serviços a preços muito inferiores ao mercado de outro país. O objetivo é eliminar os concorrentes locais, para depois aumentar os preços.
Intervencionismo
O intervencionismo estatal refere-se à intervenção do Estado na economia do país, com o intuito de regular o mercado e estabilizar a economia. Por exemplo, o estabelecimento de um salário mínimo ou a elevação das taxas de juros são formas de intervencionismo.