Descubra como escrever em letra cursiva. Treine seguindo essas dicas
No mundo moderno e conectado em que vivemos atualmente, escrever à mão tem se tornado cada vez mais raro. No entanto, o exercício ainda é fundamental durante o período de alfabetização no Brasil.
A letra cursiva, também conhecida como “letra de mão”, é um estilo de escrita manual em que as palavras são formadas pela sequência de letras juntas, sem que o lápis ou caneta saia do papel durante o traço.
Como escrever em letra cursiva?
Escrever em letra cursiva é uma questão de prática. Assim como qualquer hábito, requer paciência, uma vez que leva tempo para ser desenvolvido. Não se cobre! O importante é que você encontre seu próprio ritmo e siga confiante.
Confira algumas dicas para se sair bem nessa tarefa:
1) Conheça as letras do alfabeto cursivo
Primeiramente, familiarize-se com as letras do alfabeto cursivo. Observe como as letras se curvam e qual é o padrão para cada uma delas. Uma boa dica é consultar um livro de caligrafia. Leia e releia sempre que possível, reparando nas distinções entre letras minúsculas e maiúsculas.
2) Pratique muito
Após observar o alfabeto atentamente, chegou a hora da prática. Comece escrevendo as letras separadamente, traçando todas as maiúsculas e minúsculas. Treine diariamente com a ajuda de um caderno de caligrafia e sites interativos.
3) Escreva as letras na ordem
Comece com o A e vá até o Z, escrevendo todas as letras em maiúsculas e minúsculas. Assim que você tiver aprendido a escrevê-las separadamente, conecte-as em palavras.
4) Arrisque-se com palavras e frases
Quando notar que sua escrita está mais precisa, tente escrever palavras e frases no seu caderno. Pratique com pequenas orações e, posteriormente, passe para as maiores. Você pode usar seu nome completo, letras de músicas ou ditados populares como exercício.
5) Escreva textos mais longos
Quando se sentir mais seguro com palavras e frases curtas, tente escrever parágrafos e textos mais longos. Utilize o caderno de caligrafia, mas também pratique em folhas pautadas. Além das dicas acima, encontre uma maneira cômoda de segurar o lápis ou caneta. Se sua mão ficar cansada, não se force! Dê um tempo e volte a praticar mais tarde.