Darwinismo - Os conceitos de evolução de Darwin
O termo Darwinismo refere-se aos estudos desenvolvidos por Charles Darwin, além de suas implicações nos estudos do meio ambiente, da organização da vida no planeta e do processo evolutivo dos seres vivos. Também abrange a teoria evolucionista de forma geral, mesmo que alguns conceitos tenham mudado ao longo do tempo.
Darwin baseou-se, inicialmente, nos estudos de Thomas Malthus, que afirmavam que o potencial de crescimento das populações é muito maior do que a capacidade do meio ambiente em gerar recursos para manter e alimentar os indivíduos. Dessa forma, ele concluiu que a natureza realiza uma seleção por meio de uma competição entre os indivíduos. Esses indivíduos de uma determinada espécie apresentam características distintas, como força, que favorecem sua sobrevivência. Assim, aqueles que possuem essas características tendem a sobreviver e transferir seus genes aos descendentes.
O termo "darwinismo" foi utilizado pela primeira vez por Thomas Henry Huxley em 1860, referindo-se aos conceitos evolutivos, mesmo aos anteriores a Darwin. Ao final do século XIX, o termo passou a significar também que a seleção natural era o único mecanismo de evolução.
Os Conceitos de Evolução de Darwin
O mecanismo darwinista é um conceito que provoca mudanças contínuas nas populações de seres vivos. Esse mecanismo, segundo Darwin, pode ser dividido em cinco referenciais, que serão explicados a seguir.
Variação
A variação refere-se ao fato de que os indivíduos não são totalmente semelhantes, mesmo entre parentes. Isso contribui para a evolução, pois permite a mescla de diferentes características entre os descendentes.
Herança
A herança é a forma como as características de um indivíduo são passadas aos seus descendentes. No entanto, Darwin não chegou a uma conclusão definitiva sobre esse fator, sendo que a resposta foi encontrada mais tarde com o desenvolvimento da genética.
Seleção
A seleção refere-se à competição pelos recursos naturais, determinando quais indivíduos conseguirão alimento e sobreviverão, garantindo a continuidade da espécie.
Tempo
O tempo diz respeito aos grandes intervalos em que a seleção natural ocorre e às mudanças que acontecem no ambiente durante esse período.
Adaptação
A adaptação é o processo que favorece a sobrevivência de determinados indivíduos que conseguem se adaptar às mudanças em seus ambientes.
Charles Darwin
Charles Darwin tornou-se adepto do evolucionismo apenas alguns meses após o início de sua viagem ao redor do mundo, que durou aproximadamente cinco anos. Durante essa jornada, ele estudou fósseis de mamíferos extintos e desenvolveu seus estudos. Ao retornar, analisou o conteúdo de suas observações e começou a formular um significado evolutivo.
Um questionamento que o intrigava durante sua viagem às ilhas Galápagos era sobre a fauna e flora peculiares da região, que variavam ligeiramente de uma ilha para outra. Ele se perguntava por que, se os animais e plantas haviam sido criados como os conhecemos, espécies distintas, mas com semelhanças visíveis, como os animais das Galápagos, teriam sido colocadas por um criador em ilhas próximas, em vez de estarem distribuídas pelo mundo todo.
Com isso, Darwin concluiu que os climas influenciavam as espécies que habitavam determinada região e que as ilhas apresentavam faunas e floras semelhantes porque eram provenientes de continentes próximos.