DESENVOLVIMENTO FETAL. ATIVIDADES QUE O FETO REALIZA DENTRO DA BARRIGA.
Dentro da barriga, o feto desempenha uma série de atividades que vão surgindo conforme o seu desenvolvimento acontece. Logo no comecinho da gestação, com nove semanas, o feto é capaz de chupar o dedo das mãos e/ou dos pés. Além disso, é quando ele começa a ter seus primeiros soluços, ainda que mais leves.
Atividades Iniciais
Na décima semana, o feto começa a perceber o batimento cardíaco da mãe. Isso, inclusive, faz com que muitos fiquem mais calmos devido ao ritmo compassado das batidas. Ele também consegue abrir a boca — e não precisa se preocupar, porque ele não vai engasgar. Logo na semana seguinte, o bocejo é descoberto e se torna uma constante do lado de dentro da barriga.
Desenvolvimento das Interações
Com 14 semanas, o feto já é capaz de movimentar os olhos. É a partir das 16 semanas, entretanto, que a interação começa a se tornar cada vez mais interessante. A partir do quarto mês de gestação, o bebê é capaz de reconhecer e reagir a estímulos sonoros. Isso significa que ele pode ouvir o que acontece no exterior, e é um ótimo momento para começar a criar um vínculo.
A Sociedade Brasileira de Pediatria, inclusive, estimula que as mães comecem a ler para seus bebês ainda na barriga como forma de estimular conexões neurais. No quinto mês, o bebê já é capaz de fazer xixi devido ao líquido amniótico que ingere. Em geral, ele é eliminado pelo cordão umbilical e, posteriormente, pela própria gestante.
Sentidos e Conexões
Com vinte semanas, o bebê consegue sentir o toque da mãe na barriga, e é por isso que alguns estímulos, como carinhos, são tão importantes. Os chutes começam no mesmo período e vão se tornando mais intensos até que cheguem ao ápice, na marca de 32 semanas de gravidez. Um pouco antes, entretanto, começa uma capacidade interessante: a dos sonhos. Com 23 semanas, o bebê é capaz de passar pelo ciclo REM do sono. Esses sonhos se relacionam aos estímulos que o bebê teve enquanto estava acordado, e por isso estimular o feto é importante, já que há indícios de que quanto mais o bebê sonha, mais seu cérebro se desenvolve e mais inteligente ele pode se tornar.
Desenvolvimento dos Sentidos
Já com 24 semanas, o bebê tem os sentidos de paladar e olfato desenvolvidos e consegue sentir o sabor e o cheiro do líquido amniótico. Nessa fase, é capaz de expressar reações como aversão a algo ingerido pela mãe que altere o líquido amniótico. Com 33 semanas, o bebê já é plenamente capaz de ouvir o mundo do lado de fora, e a comunicação deve ser ainda mais estimulada. Em alguns casos, entretanto, isso pode acontecer mais cedo, entre a semana 18 e 25.
Movimentos Conscientes
Por volta das 36 semanas, uma pesquisa das universidades inglesas Lancaster e Dunham aponta que o feto já tem movimentos mais conscientes. Ele se assemelha a um recém-nascido na questão da movimentação e consegue calcular e entender as consequências de determinados movimentos. Também no final da gravidez, o bebê começa a ganhar a capacidade de mostrar a língua. Dependendo do estágio da gestação e do desenvolvimento, é um movimento que inclusive pode ser observado no ultrassom.
Conclusão
Os movimentos do bebê durante a gestação começam bem leves e imperceptíveis, mas depois de algumas semanas se transformam em chutes, socos, cambalhotas e até mesmo respostas ao toque na barriga. Tudo isso faz parte do processo natural de desenvolvimento fetal, em que a cada semana uma nova capacidade é adicionada ao bebê dentro da barriga. Apesar disso, é preciso ter em mente que o padrão de desenvolvimento não é uma regra seguida de maneira estrita, o que significa que bebês diferentes têm tipos, frequências e intensidades de movimento diferentes entre si.
