Cura mal feita do umbigo pode ser causa da junta inchada dos bezerros
Nesta segunda, 15, o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, atendeu diversos criadores brasileiros com um mesmo problema: junta inchada em bezerros. Em vídeo especialmente encaminhado ao Giro do Boi, o especialista explicou como ocorre o problema, como tratar e como fazer a prevenção.
O QUE É?
“Essa doença é chamada de poliartrite infecciosa dos bezerros, mais comumente chamada de junta inchada dos bezerros. Ela ocorre em decorrência de um tratamento inadequado do umbigo dos bezerros, que gera a umbigueira, ou chamada de onfalite, a inflamação da região do umbigo, e da onfaloflebite, que é a inflamação das veias umbilicais.”
CAUSAS
“Tudo isso é em decorrência de um tratamento inadequado da cura do umbigo dos bezerros. Como é que ocorre isso? Da seguinte maneira: todos nós sabemos que o umbigo, em contato com o meio exterior, se não foi bem curado nos cinco primeiros dias, se torna uma porta de entrada fantástica para os patógenos, sejam eles bactérias, fungos ou vírus. As bactérias entram porque o bezerro deita no chão, em contato com a terra, com outros ambientes. Essas bactérias mais comuns são, principalmente, Staphylococcus e Streptococcus, que entram no organismo do animal, atingem a corrente sanguínea e provocam uma septicemia ou uma bacteremia, alojando-se, principalmente, nas articulações dos membros anteriores. Ali, o líquido sinovial, que é o líquido presente nas articulações, é um meio sensacional para o desenvolvimento das bactérias. Ao se desenvolverem, essas bactérias geram inflamação da região das articulações, provocando a junta inchada dos bezerros.”
SINTOMAS
Esses animais ficam tristes, com as juntas inchadas, têm dificuldade de locomoção, apresentam, às vezes, febre e, consequentemente, apresentam a inflamação do umbigo, a onfaloflebite, a onfalite e a umbigueira, que acaba supurando, apresentando até casos de bicheiras. Isso é muito comum nas fazendas de cria, pois o pessoal não faz um tratamento adequado da cura do umbigo.”
TRATAMENTO
“Qual é o tratamento? Infelizmente, só a aplicação de anti-inflamatórios não terá resultado satisfatório. É preciso fazer uma associação de antibioticoterapia com a aplicação de anti-inflamatórios, sempre com a ajuda e intervenção do médico veterinário, que orientará a dosagem e o tempo correto para aplicação desses medicamentos. Associado a isso, deve-se fazer o tratamento do umbigo, pois ele está supurado e inflamado. O peão sempre fala que ‘o umbigo está purgando’ e está mesmo, porque apresenta supuração, e muitos casos apresentam bicheira. Tudo isso deve ser feito sempre com a ajuda do colega veterinário. Será necessário fazer uma limpeza da região, removendo a bicheira e aplicando spray de antibiótico no local, fazendo uma assepsia.”
“Se não houver solução antisséptica, o produtor pode fazer uma solução caseira: uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, fazendo toda a limpeza dessa região, removendo as sujeiras. O tratamento é demorado e deve ser feito com muita atenção. Associado a isso, deve-se realizar a antibioticoterapia com anti-inflamatórios e a limpeza correta do umbigo. Tenho certeza de que esses animais vão se recuperar, mas apenas a aplicação de mata-bicheira não será suficiente, pois em várias fazendas o pessoal acaba olhando e, quando olhamos, o umbigo está muito inchado, inflamado e azul, mesmo com a aplicação de mata-bicheira. Porém, o mata-bicheira é apenas um repelente e não ajuda na cura do umbigo.”
PREVENÇÃO
“Qual é o tratamento preventivo? É muito simples: observe, aplique uma tintura de iodo a 10% ou tintura de iodo 5% em álcool iodado a 10% – também já existem produtos comerciais específicos para a cura do umbigo. Pegue um frasco de boca larga, coloque a solução de iodo forte e molhe a região do umbigo logo após o nascimento do bezerro. Faça essa aplicação durante três a cinco dias e, em seguida, seque o umbigo, prevenindo o aparecimento de umbigueira.”
“Caso você não tenha esse frasco de boca larga de vidro, pode também utilizar uma garrafa PET de dois litros, cortando-a a uma altura de 10 a 15 cm, escaldando para limpar, fazendo uma limpeza adequada com detergente e desinfetante, e depois escaldando novamente. Use a tintura de iodo – o iodo a 5% – para fazer a cura do umbigo do bezerro. Assim, você poderá realizar essa cura e esse tratamento preventivo. Você irá colocar o bezerro para mamar, e ele será saudável, prevenindo o aparecimento de umbigueira e, consequentemente, da poliartrite infecciosa dos bezerros, a famosa junta inchada.”