Conheça as 6 técnicas que tornam o humano mais inteligente
Você já ouviu falar que, assim como ocorre com os nossos músculos, o cérebro também deve ser constantemente exercitado? Ao exercitarmos o nosso cérebro, podemos aumentar progressivamente a nossa capacidade de memorização, argumentação e raciocínio.
Ao contrário do que se acreditou durante muito tempo, novos estudos apontam que é possível melhorar o nosso nível de inteligência. Neste artigo, conheça algumas técnicas que tornam o nosso cérebro mais inteligente, rápido e forte.
O que é inteligência?
O que é ser uma pessoa inteligente? De uma maneira geral, a inteligência tem sido definida como a capacidade de alguém para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.
Há também a teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner, que identificou sete diferentes tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal e interpessoal. Recentemente, o psicólogo estadunidense expandiu seu conceito, acrescentando as inteligências naturalista e existencial.
Técnicas que podem aumentar a nossa inteligência
Existem algumas maneiras muito simples para garantir uma boa saúde mental, tornar-se uma pessoa mais interessante e, ao mesmo tempo, reduzir as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas.
Confira a seguir algumas técnicas que tornam o ser humano mais inteligente:
1) Leitura
Ler um jornal, um clássico da literatura mundial ou o best seller do momento… Não importa, o importante é ler! A ciência já comprovou que a leitura reduz o estresse e melhora a inteligência, pois ativa muitas áreas do cérebro. A leitura estimula a região do cérebro que nos capacita a resolver problemas, melhora a memória e exercita a imaginação.
2) Praticar atividades físicas regularmente
Quando praticamos exercícios físicos regularmente, as células do nosso corpo são inundadas por uma proteína que melhora a memória, a concentração e o raciocínio.
3) Aprender um novo idioma
De acordo com estudos, aprender um novo idioma ajuda o cérebro a resolver tarefas e melhora habilidades específicas. As pessoas bilíngues possuem maior raciocínio, concentração, planejamento e memória.
4) Tocar um instrumento musical
Diversos estudos sugerem que aprender a tocar um instrumento musical pode aumentar a inteligência em diferentes aspectos. De acordo com estudos realizados por neurocientistas, aprender a tocar logo cedo, quando criança, melhora o processamento cerebral, principalmente para equações matemáticas.
5) Ser uma pessoa curiosa
A curiosidade fará com que você amplie os seus horizontes e se torne uma pessoa mais inteligente. Tente atiçar a sua curiosidade e pesquisar sobre os mais variados assuntos.
6) Meditar
A meditação faz com que tenhamos um melhor controle do pensamento, o que permite maior foco em nossas atividades.