Como os plásticos são feitos
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade, que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas. São facilmente transformáveis mediante o emprego de calor e pressão e servem de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos, como vasos, sacolas, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos, entre outros.
Matéria-prima
A matéria-prima dos plásticos, geralmente, é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
Tipos de Plásticos
Os plásticos podem ser subdivididos em duas categorias principais: termoplásticos e termofixos.
- Termofixos: são polímeros de cadeia ramificada, cujo "endurecimento" (polimerização ou cura) é consequência de uma reação química irreversível.
- Termoplásticos: têm como vantagem sua versatilidade e facilidade de utilização, desprendendo-se, geralmente, da necessidade de máquinas e equipamentos muito elaborados e financeiramente dispendiosos.
Dentre os termofixos conhecidos, destaca-se o poliéster. As resinas poliésteres constituem a família de polímeros resultantes da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis, sendo classificadas como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo da cadeia molecular resultante.