Como morreram os 12 apóstolos de Cristo?
A forma como morreram os 12 apóstolos de Cristo nem sempre está clara para os estudiosos da religião. Há relatos orais do que pode ter acontecido com cada um deles, mas poucos documentos comprovam o que teria ocorrido aos homens que seguiam Jesus de Nazaré.
Os apóstolos deixaram a vida pessoal e os trabalhos de lado para se juntar a Jesus durante a sua missão em vida. Com a morte de Cristo, eles deram continuidade à tarefa de pregar o evangelho. Descubra agora como foi a vida de cada religioso até a sua morte.
Quem Foram os 12 Apóstolos de Cristo
Os apóstolos de Cristo foram: Pedro (que significa pedra), André (que significa homem forte, viril), João (que significa o senhor é misericordioso), Felipe (que significa amigo dos cavalos), Bartolomeu (que significa filho de Ptolomeu), Mateus (que significa presente de Deus), Tomé (significa gêmeo) e Simão (que significa aquele que ouve a Deus). Os quatro últimos têm grupos de dois nomes iguais, são: Tiago Maior e Menor (significa sustentado pelo calcanhar) e Judas Tadeu e Iscariote (que significam abençoados).
Como Morreram os 12 Apóstolos de Cristo
Pedro
Pedro era o mais velho dos apóstolos e aquele a quem Jesus claramente deu algum tipo de liderança. Após a morte de Cristo, foi Pedro quem conduziu a missão entre os que ficaram. Seu trabalho missionário perdurou até o dia em que ele foi morto, 68 anos depois do nascimento de Cristo. Diz a tradição que ele foi crucificado em Roma, porém teria pedido para ficar de cabeça para baixo para não se assemelhar ao seu mestre.
André
André era irmão de Pedro e também pescador. A tradição revela que André foi muito torturado antes de ir para a cruz na Grécia, onde foi crucificado por uma cruz em formato de X. Seus restos mortais foram encontrados séculos depois e levados para a Escócia pelo mar, onde o barco teria naufragado.
João
João era o discípulo mais jovem de Cristo. Cogita-se que, na época da crucificação de Jesus, ele tivesse entre 17 e 20 anos. Após ser lançado em óleo fervente, ele não sofreu. Acredita-se que morreu de causas naturais, por volta dos 100 anos de idade, em Éfeso.
Felipe
A história da morte de Felipe é confusa. Até hoje, não se sabe ao certo como ele morreu. Há relatos que indicam que ele teria morrido de causas naturais, mas também existem estudos que acreditam que ele foi enforcado, apedrejado ou crucificado em Hierápolis.
Bartolomeu
Bartolomeu teria exercido sua missão em Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia. A tradição da Igreja Católica afirma que ele foi colocado vivo em um saco e lançado ao mar, após ser açoitado. Outra informação indica que ele também pode ter sido crucificado.
Mateus
Relatos indicam que Mateus teria continuado sua missão na Pérsia, Judeia e Etiópia, onde foi morto por um ferimento de espada. Há quem acredite que ele tenha falecido de causas naturais, e seu túmulo se encontra em Salerno, na Itália.
Tomé
Após a morte de Jesus, Tomé saiu em missão pela Índia. Relatos dizem que ele morreu a flechadas durante suas orações, em Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 d.C.
Simão
Simão é um apóstolo pouco retratado nos relatos bíblicos. Alguns contam que ele foi morto em Roma durante um massacre no ano 70 d.C.
Tiago Maior
Tiago Maior foi decapitado em Jerusalém pouco mais de 10 anos após a crucificação de Cristo. Ele foi o primeiro discípulo a morrer em nome da causa cristã e se tornou patrono da Espanha.
Tiago Menor
Existem duas hipóteses sobre a morte de Tiago Menor: ele pode ter sido crucificado no Egito em 62 d.C. ou apedrejado até a morte a mando de Ananias, um sumo sacerdote.
Judas Tadeu
Após a morte de Cristo, Judas Tadeu pregou na Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia. Ele teria morrido de causas violentas, mas não especificadas.
Judas Iscariote
A única morte de um apóstolo que é relatada biblicamente é a de Judas Iscariote, que se enforcou após trair Jesus. O relato está no Evangelho de Mateus, capítulo 27, versículos 3 a 5.