Como é uma consulta odontopediátrica
A cultura da prevenção é a grande vantagem da odontologia moderna, especialmente em se tratando de crianças e bebês. O objetivo é a mudança na mentalidade de adultos que ainda veem o consultório de um dentista como um local de tortura, e a criação de uma nova geração que sabe que cuidar dos dentes é importante e natural. A prevenção pediátrica é simples, barata e muito menos traumatizante. Uma consulta odontopediátrica pode ser uma grande viagem divertida.
Os novos profissionais da odontopediatria reconhecem que as visitas ao dentista são situações que geram ansiedade e valorizam os procedimentos e detalhes que vão além do tratamento em si.
A Primeira Consulta Odontopediátrica
Sempre que possível, a primeira visita ao dentista deve ser preventiva, evitando assim qualquer hipótese de dor. É na primeira consulta que uma criança constrói suas impressões, podendo até fazer amizade com o dentista. Quanto mais cedo a criança for ao dentista, mais fácil será para ela incorporar bons hábitos bucais e superar o medo de consultas. A partir daí, o acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento de uma dentição saudável, com o reconhecimento precoce de anomalias e malformações.
Mesmo em consultas curativas, em que já é necessário algum tratamento, conforme as técnicas utilizadas por um bom profissional, é possível construir um relacionamento de confiança, eliminando medos e ansiedades e promovendo o autocontrole da criança.
Os Consultórios Odontológicos Voltados para o Público Infantil
Os novos consultórios odontopediátricos já se diferenciam pela sala de espera. Toda a decoração do espaço é pensada para criar uma aproximação com o público infantil. Vários artifícios são utilizados para facilitar a identificação com o universo das crianças, desde brinquedos, personagens, desenhos animados até atividades lúdicas.
As pessoas responsáveis pela recepção são, normalmente, treinadas para lidar com os pequenos. Elas conseguem distinguir fatores que podem interferir no atendimento.
O Profissional de Odontopediatria
Antes de qualquer coisa, um especialista infantil é um dentista. Os conhecimentos na área e a utilização de produtos e equipamentos de qualidade são importantes para o sucesso do tratamento. Mas o odontopediatra agrega muito mais ao atendimento técnico.
Ele sabe que seu paciente é especial e que tudo o que aprender agora, levará para o resto de sua vida. Portanto, é fundamental que em toda consulta odontopediátrica haja uma conquista. Um profissional desta área deve gostar de crianças, pois elas sabem quando são acolhidas e tratadas com carinho, mesmo em situações em que é necessário agir com autoridade.
As manifestações de resistência, como choro, boca fechada, mordidas e pontapés, devem ser respeitadas, pois refletem o que a criança está sentindo. Neste momento, é que se conhece a diferença entre um especialista infantil e um profissional comum.
Um odontopediatra utiliza várias técnicas para criar uma aproximação e conquistar a confiança dos pequenos. Uma delas é a da distração, onde se desvia a atenção da consulta em si para a contação de histórias, músicas e brincadeiras. A técnica do reforço positivo, com elogios e recompensas, também é utilizada. E, sempre que viável, o dentista apresenta os equipamentos e procedimentos que serão utilizados, em linguagem simples e acessível. Isso facilita a familiarização com o ambiente e cria uma camaradagem com o dentista, espantando o medo e a ansiedade.
É muito bom saber que existem profissionais especializados para lidar com nossos pequenos e que utilizam metodologias para tornar uma consulta odontopediátrica tranquila e estimulante, não é verdade?