Checklist de cuidados com saúde bucal na gravidez
O período de gestação é um momento mágico de formação de um novo ser, culminando no maravilhoso milagre da maternidade. A natureza coordena o processo de forma harmoniosa, e ao gerar uma criança no ventre, a mulher passa por várias mudanças físicas e emocionais. Durante os nove meses que antecedem o nascimento do bebê, muitos cuidados devem ser tomados pela futura mamãe. Além do acompanhamento médico pré-natal, é extremamente importante cuidar da saúde bucal durante a gravidez.
Devido às inúmeras alterações hormonais e físicas, podem ocorrer ou se agravar problemas dentários. A carência de cálcio na dieta materna também deve ser considerada, já que o organismo tende a suprir as necessidades do feto. Caso não haja cálcio suficiente na alimentação, este pode ser liberado a partir dos ossos e dos dentes da mãe.
Outro aspecto preocupante é a alteração nas fibras da gengiva, causada pelo aumento na produção de hormônios, o que facilita o acesso de bactérias que causam gengivite. Sangramentos e infecções na gengiva podem ocorrer. Infecções bucais podem levar à produção de prostaglandinas, substâncias que podem causar contrações no útero e potencialmente levar ao nascimento prematuro do bebê.
Pensando no bem-estar da futura mamãe, preparamos um checklist de cuidados com a saúde bucal durante a gravidez. Acompanhe o roteiro abaixo e emoldure esse momento único com um sorriso bonito e saudável.
Checklist de Cuidados com Saúde Bucal na Gravidez
- Se a gravidez for planejada, o primeiro passo é uma visita ao dentista para uma avaliação e realização dos tratamentos necessários.
- Se a gravidez for constatada antes da visita ao dentista e houver necessidade de tratamento dentário, não há problema. Informe o profissional sobre a condição de gestante para que sejam tomados os devidos cuidados. O tratamento dentário é semelhante ao normal, com exceção da anestesia e radiografia, que pode ser utilizada com proteção. Anestésicos especiais e seguros são utilizados, não provocando o estreitamento dos vasos sanguíneos.
- Mantenha uma alimentação balanceada para garantir a quantidade ideal de cálcio para você e o bebê. Se necessário, considere suplementação de cálcio.
- Evite o consumo excessivo de alimentos doces.
- Utilize pastas dentais com sabores suaves para evitar enjoos. Se a aversão à pasta de dentes for insuportável, use fio dental regularmente e faça bochechos após as refeições.
- Após vômitos, comuns nessa fase, faça bochechos com água ou enxaguantes bucais para neutralizar a acidez da boca e proteger o esmalte dos dentes.
- Mantenha uma rotina de higienização bucal ainda mais cuidadosa. Durante a gravidez, é comum comer mais e várias vezes ao dia, então é essencial manter a boca higienizada e livre de bactérias e infecções.
O cuidado redobrado na escovação, o hábito de bochechar e o uso diário do fio dental ajudam a prevenir o sangramento das gengivas e promovem uma limpeza eficaz. A prevenção é fundamental para evitar inflamações, que podem estimular a liberação de substâncias que provocam micro contrações na parede uterina, aumentando o risco de nascimento de bebês com baixo peso ou parto prematuro.
Siga nossas dicas sobre saúde bucal na gravidez, aproveite esse momento especial, tenha uma gravidez saudável e um parto feliz!