Características da Tecnologia: a Terceira Revolução Industrial
A palavra Tecnologia deriva de um termo grego que significa “técnica, arte, ofício e estudo”. Entende-se por tecnologia todo o conhecimento que envolve técnicas científicas para a aplicação de conhecimentos através de transformações no uso de processos, ferramentas e materiais utilizados e/ou criados a partir de um conhecimento.
A tecnologia pode ser:
- O emprego de várias fontes de energia, sendo elas antigas ou novas, com o intuito de preservar o meio ambiente;
- Técnicas, métodos e conhecimentos utilizados para solucionar problemas ou pelo menos facilitar a solução dos mesmos;
- Uma ferramenta ou máquina que ajuda a solucionar problemas;
- Massificação dos produtos tecnológicos que envolvem meios de comunicação e Internet, como computadores pessoais, tablets, celulares, etc.;
- Uso excessivo de recursos de informática nos métodos de produção industrial, como na robótica;
- Redução cada vez mais crescente de mão de obra humana, em especial nas tarefas braçais, que estão sendo substituídas por máquinas, computadores, robôs industriais e sistemas automatizados;
- Produção de produtos em maior velocidade e em grande escala;
- Desenvolvimento da Biotecnologia, para ampliar a produção e a industrialização nas indústrias de medicamentos, assim como melhorar sua qualidade e eficiência em benefício da saúde da humanidade.
Terceira Revolução Industrial: 1940 – até a Atualidade
Está ocorrendo na sociedade um processo chamado de Terceira Revolução Industrial, que teve início na década de 1940, após o término da Segunda Guerra Mundial, e permanece em atividade até os dias de hoje. Este processo é comandado pelos Estados Unidos da América, que já é a grande potência econômica do mundo.
Esta revolução apresenta como característica principal os avanços tecnológicos no sistema de produção industrial. Essa ação não está mudando apenas as tecnologias que regem o nosso cotidiano, mas sim os meios de produção, assim como o próprio espaço geográfico e as relações humanas. Esta Revolução, que é um avanço Técnico-Científico e Informacional, está sendo o grande propulsor da globalização nos dias de hoje.