CASTELO DO SÉCULO 13 NA LETÔNIA
Nas ruínas do castelo de Cesis, importante construção histórica da Letônia, uma escadaria que, até então, não havia sido acessada por pesquisadores passou por uma varredura. A pesquisa revelou inscrições. Ao lado do brasão, é possível identificar um pequeno texto que — apesar de um pouco apagado pelo tempo — está escrito “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” em latim. Já o texto em alemão, que fica logo abaixo do brasão familiar, não é possível ser lido sem o auxílio de tecnologias e deverá ser decifrado assim que as pesquisas avançarem.
Construído nos primeiros anos do século 13, historiadores indicam que as inscrições devem ter sido feitas durante um cerco ao castelo de Cesis. Somente no ano passado, pesquisadores conseguiram acesso a áreas que sucumbiram devido aos conflitos ocorridos neste cerco.
O texto está escrito em duas línguas, alemão e latim, e já foi parcialmente desvendado. De acordo com o diretor do Departamento do Castelo Medieval no Museu Cēsis, Gundars Kalniņš, foi logo percebido um brasão na parede, com as letras W, K, V e A escritas em volta.