Biosfera - Vida, Terra, Ecossistemas e Reservas da Biosfera
A Biosfera é caracterizada pelo conjunto de seres vivos (componentes bióticos) e seu meio ambiente físico-químico (componentes abióticos). A palavra é formada pela união de duas outras: Bio = vida + Esfera = camada, ou seja, é tudo aquilo que está diretamente relacionado aos seres vivos e o meio ambiente, e é a região do planeta Terra onde é possível a existência de vida.
O que é a Biosfera?
Historicamente, o conceito de Biosfera surgiu na Conferência sobre a Biosfera em 1968, organizada pela UNESCO, com o objetivo de destacar a importância da conservação e uso dos recursos naturais pela sociedade, visando o desenvolvimento sustentável.
A Biosfera é formada por diversos Ecossistemas, que se dividem em dois grandes Biomas: aquáticos e continentais (terrestres). Os Biomas possuem uma biogeografia característica, com clima, fauna e flora bem definidos. O Brasil ganha destaque por possuir o maior Bioma do mundo, local de grande biodiversidade de espécies e extensão territorial: a Floresta Amazônica.
Qual o papel dos Ecossistemas?
Os decompositores, produtores e consumidores são os grupos atuantes nos Ecossistemas. Aliados aos componentes abióticos, como água, luz, temperatura e pressão, eles desempenham um papel fundamental no equilíbrio ambiental. Nos Ecossistemas, as substâncias inorgânicas são reaproveitadas em ciclos biogeoquímicos, havendo ciclagem da matéria através de um dinamismo natural.
Partindo do princípio de que o ser humano também faz parte do meio ambiente e interage constantemente com ele, a sociedade depende diretamente dos “serviços ambientais” que os Ecossistemas proporcionam.
Se por um lado a natureza proporciona benefícios ao homem, como provisão (água, alimentos, madeira) e regulação (clima), as ações antrópicas (do homem) vêm causando impactos negativos devido às demandas e tendências da sociedade contemporânea.
Qual a importância dos Biomas?
Os Biomas assumem uma configuração de destaque em todo o mundo, e as condições climáticas, a altitude e latitude determinam os diferentes tipos de Biomas existentes no planeta. Os Biomas apresentam espécies de animais e plantas específicos, merecendo atenção especial no que diz respeito à preservação dos mesmos.
A biodiversidade existente nos Biomas é de suma importância, pois a riqueza biológica e genética ali presente é de valor incalculável. O Brasil é um país privilegiado por possuir um Bioma de destaque: a Floresta Amazônica.
No entanto, muitos casos de biopirataria têm sido comprovados envolvendo esta região, devido à Floresta Amazônica agregar aproximadamente 50% da biodiversidade mundial. Denúncias de contrabando de fauna e flora para o exterior vêm aumentando nos últimos anos. Muitos “turistas” foram descobertos transportando peixes ornamentais, folhas desidratadas e frascos com vísceras de espécies aquáticas não identificadas, alegando fins de pesquisa científica.
BioCuriosidades: Extinção das Espécies
A biodiversidade de fauna e flora existente no planeta é muito grande e, a cada dia, novas espécies são descobertas. Em contrapartida, o ser humano vem explorando e ameaçando de extinção muitos seres vivos, com o desmatamento, caça predatória, crescimento populacional descontrolado e poluição ambiental.
Algumas espécies ameaçadas de extinção são: onça pintada, lobo-guará, mico-leão-dourado, pica-pau-de-cara-amarela, jacaré-do-papo-amarelo, entre outros.