Banama maçã.
Banana maçã é uma das variedades mais consumidas no Brasil
Mayk Alves, 1 ano atrás
A banana maçã é uma fruta que está disponível o ano todo. Diferenciada por tamanho, textura e sabor, as bananas maçã possuem uma casca grossa e firme.
Algo muito interessante sobre a fruta é que a banana maçã pode ser colhida durante todo o ano, podendo haver até três colheitas anuais. Sua quantidade depende da estação.
O que é banana maçã?
Banana maçã é uma fruta com boas doses de fibras solúveis.
Sobre a planta que oferece a banana maçã, o caule real da planta é um órgão subterrâneo, visível fora do solo apenas no momento da floração. É chamado de bulbo ou cormo, e também é conhecido como cabeça ou distensão.
Possui, ao mesmo tempo, as características de um rizoma e de um bulbo, um importante dispositivo de armazenamento, formado por um cilindro central cercado por um córtex protetor, do qual emergem as raízes, flores e brotos. São eles que continuarão com a vida da planta.
A raiz é superficial, embora nas Ilhas Canárias, por exemplo, possa se aprofundar até atingir 1m.
Exportação e maturação de banana maçã
Os frutos destinados à exportação são colhidos ainda verdes e levados em barcos congeladores para o local de destino. Mais tarde, amadurecem com facilidade em câmaras frigoríficas equipadas.
Durante a maturação, o amido da fruta se transforma em açúcar, enquanto as substâncias aromáticas e os ácidos que equilibram a doçura são formados.
Uma vez maduras, as bananas maçã não devem ser mantidas no freezer, pois perdem o sabor e podem ser danificadas com a temperatura fria.
Origem da banana maçã
A banana maçã é nativa da América Central e do Sul, cultivada em regiões subtropicais e tropicais, especificamente nas ilhas do Havaí, Honduras, Malásia, Brasil e México.
A banana maçã (latundan banana ou banana da Letônia) recebeu o nome de Claude Letoundal, um missionário francês da Índia, que introduziu a banana nas Filipinas, onde continua sendo a mais popular cultivada.
A banana é uma fruta longa e amarela, rica em nutrientes, encontrada no mercado em grupos de três a vinte. Embora tenha um sabor doce que varia de acordo com a variedade, seu formato é semelhante ao de um pepino triangular, oblongo e normalmente amarelo.
Se você tiver sorte de viver em um clima propício ao cultivo de bananas, seu mercado de agricultores ou loja local pode muito bem vender uma variedade de bananas. Felizmente, moramos no Brasil!
Tipos de banana
Existem duas espécies selvagens de bananas, ancestrais de todos os tipos: Musa acuminata e Musa balbisiana. A banana maçã, também conhecida como banana da Letônia, manzano e silk, é uma fruta híbrida da bananeira Musa balbisiana e um membro da família Musaceae.
O gênero Musa é dividido em cinco seções, das quais a seção Eumusa inclui duas espécies: Musa acuminata colla e Musa balbisiana colla. Este gênero compreende espécies que contêm sementes e uma quantidade importante de frutos partenocárpicos.
Uma característica comum das bananas é a textura rica em amido e o sabor levemente adocicado em comparação com outras frutas tropicais. Elas continuam amadurecendo após serem colhidas, e não se importam com o frio da geladeira; o ideal é armazená-las à temperatura ambiente, onde amadurecem gradualmente. Para acelerar o processo, coloque-as em um saco de papel.
Formas de consumo e propriedades da banana maçã
As propriedades da banana maçã são diversas, contendo uma quantidade significativa de potássio e fibra, além de serem mais ricas em vitaminas C e A do que as bananas comuns.
O consumo de bananas frescas como sobremesa é muito comum, mas elas também podem ser fritas. Algumas bananas maduras são usadas para produzir fatias crocantes de banana desidratada ou farinha de banana.
Em algumas áreas da África Oriental, bananas maduras são usadas para fazer uma cerveja de baixo teor alcoólico. Outros produtos incluem purê, suco, licor e doces.
Com um valor energético de 88 a 95 kcal a cada 100g, a banana maçã é uma boa fonte de energia, vitamina A e potássio. Existem variedades diferenciadas por tamanho, cor (verde, amarelo ou vermelho), sabor e uso.
De Norte a Sul, a banana maçã está presente na mesa do brasileiro
As bananas maçã são comumente usadas como sobremesa quando atingem o pico de maturidade. Pratos salgados – frios ou quentes – também podem incluir receitas com banana maçã.
A doçura da banana maçã combina bem com outros ingredientes doces e pode oferecer um contraste com sabores azedos.
As bananas maçã são excepcionalmente doces, possuem uma textura firme e têm um leve tom rosado. A fruta é perfeita para petiscar ou usar em sobremesas, sendo particularmente adequada para saladas de frutas.
Outras preparações cruas, já que não escurecem tão rapidamente quanto outras variedades, também são utilizadas. A textura clara e de cor creme da fruta é firme quando jovem, tornando-se macia e cremosa quando madura.
Quando jovem, a banana maçã é picante e doce, mas à medida que amadurece, desenvolve um sabor tropical mais complexo, com notas de abacaxi e morango.
Este tipo de banana tem um aroma memorável e complexo, com um cheiro forte. Há confusão sobre o nome: em todos os países do mundo, exceto na Espanha, é conhecida com um nome quando cozida e outro quando se fala sobre a fruta madura consumida in natura.