Autismo e Síndrome de Asperger: Uma Visão Geral
O autismo e a sindrome de Asperger são entidades diagnósticas de uma família de transtornos de neurodesenvolvimento que resultam em uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Esses transtornos são conhecidos como transtornos invasivos de desenvolvimento, e estão entre os transtornos de desenvolvimento mais comuns, afetando aproximadamente 1 em cada 200 indivíduos. Eles têm uma forte carga genética, com risco de recorrência familiar de 2 a 15% em casos com critério diagnóstico mais amplo.
O início precoce, o perfil sintomático e a cronicidade desses transtornos envolvem mecanismos biológicos relacionados à adaptação social. A compreensão mais profunda do autismo e da síndrome de Asperger está promovendo novas perspectivas na neurociência, focadas nos processos típicos de socialização e nas interrupções desses processos. Esses transtornos podem levar ao desenvolvimento de fenótipos altamente heterogêneos, característicos do autismo, um dos transtornos invasivos de desenvolvimento paradigmáticos.
Esta revisão aborda o histórico, a nosologia e as características clínicas associadas aos transtornos invasivos de desenvolvimento mais conhecidos, como o autismo e a sindrome de Asperger. A compreensão dessas condições é crucial para oferecer um suporte adequado às pessoas afetadas.