Arruda: Para Que Serve e Como Preparar o Chá
A arruda é uma planta medicinal conhecida pelo nome científico Ruta graveolens, utilizada para auxiliar no tratamento de varizes, infestações por parasitas como piolhos e pulgas, e no alívio das dores menstruais. Possui propriedades cicatrizantes, vermífugas e analgésicas.
Todas as partes da arruda podem ser utilizadas, porém as folhas são onde se concentram a maior quantidade de substâncias benéficas, sendo mais comumente usadas para fazer chá. A arruda pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, online ou em farmácias de manipulação.
Para Que Serve a Arruda
A arruda possui propriedades analgésicas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antirreumáticas e vermífugas. Pode ser utilizada como complemento no tratamento de várias condições, tais como:
- Varizes
- Dores reumáticas
- Dor de cabeça
- Úlceras
- Cistos
- Cólicas menstruais
- Excesso de gases
- Alterações no ciclo menstrual (amenorreia ou menorragia)
- Dor de estômago
Além disso, a arruda é eficaz contra piolhos, pulgas, sarna e vermes, graças às suas propriedades vermífugas. Também ajuda na absorção de vitamina C, promovendo uma melhoria na imunidade.
Chá de Arruda
Para preparar o chá de arruda, utilize 1 punhado de folhas secas de arruda para cada xícara de água fervente. Deixe em infusão por aproximadamente 15 a 20 minutos, depois coe e beba em seguida, após esfriar um pouco.
Efeitos Colaterais e Contraindicações
O chá de arruda é contraindicado para mulheres grávidas, devido ao seu efeito estimulante. É importante consumir arruda conforme orientação médica ou de um fitoterapeuta, pois grandes quantidades podem causar efeitos adversos como tremores, gastroenterites, convulsões, vômitos, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.