Arquitetura do Antigo Egito e Pirâmides do Egito
A arquitetura do Antigo Egito inclui algumas das estruturas mais famosas do mundo: as Grandes Pirâmides de Gizé e os templos em Tebas. Vários projetos foram organizados, construídos e financiados pelo Estado para fins religiosos e comemorativos, além de reforçar o poder do faraó. Os antigos egípcios eram construtores qualificados, usando ferramentas simples, mas eficazes, e instrumentos de observação, o que permitiu aos arquitetos egípcios construir grandes estruturas líticas com exatidão e precisão.
As habitações da elite e dos egípcios comuns eram construídas com materiais perecíveis, como lama, tijolos de adobe e madeira. Os camponeses viviam em casas simples, enquanto os palácios da elite eram estruturas mais elaboradas. As cidades possuíam bairros diferenciados e eram protegidas por muralhas. Alguns palácios sobreviventes do Império Novo, como os de Malcata e Amarna, mostram paredes ricamente decoradas e pisos com cenas de pessoas, pássaros, piscinas de água, divindades e design geométrico.
Estruturas importantes, como templos e túmulos, que se pretendia que durassem para sempre, foram construídas em pedra, em vez de tijolos. Os mais antigos templos preservados do Antigo Egito, como os de Gizé, consistem em simples salões anexos com lajes suportadas por colunas. No Império Novo, os arquitetos adicionaram o pilone, o pátio aberto e anexos de salões hipostilos de frente com os santuários dos templos, um estilo que se tornou padrão até o período greco-romano.
Exemplos Notáveis
Os templos de Karnak e Luxor são dois dos maiores exemplos desse tipo de edificação. A mais antiga e popular tumba arquitetônica do Império Antigo foi a mastaba, uma estrutura retangular de teto achatado, construída de tijolos de lodo ou pedra acima de uma câmara funerária subterrânea. A pirâmide de degraus de Djoser, a primeira pirâmide construída, é uma série de mastabas líticas empilhadas umas sobre as outras, com arquitraves simples apoiados em motivos de papiros e flores de lótus.
Pirâmides foram construídas durante os Impérios Antigo e Médio, mas os governantes tardios abandonaram-nas em favor de tumbas menos notáveis, escavadas na pedra. No Império Antigo, dezenas de pirâmides foram construídas, incluindo as Pirâmides de Gizé, que são uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. As pirâmides eram formadas por blocos líticos de três toneladas, cortados com cunhas de madeira e arrastados para cima em rampas sobre trenós. Os interiores das pirâmides eram construídos com um tipo de labirinto, onde se depositava o túmulo faraônico em uma câmara secreta para evitar saqueadores.