Aprenda a Identificar e Gerenciar Suas Emoções
As emoções fazem parte do nosso dia a dia. Experimentar e expressar emoções são partes integrais da vida. No entanto, para muitos, as emoções permanecem enigmáticas, complexas e difíceis de expressar construtivamente. Existe um forte relacionamento entre os eventos da sua vida e seus sentimentos – por exemplo, sentir tristeza em resposta à perda ou sentir felicidade em resposta a algo desejável. Ocasionalmente, os sentimentos se relacionam com eventos passados ou mesmo com expectativas para o futuro. Por exemplo, quando acontece um evento e ficamos magoados, podemos ficar tristes por perdas que tivemos no passado. Muitos estudantes podem se sentir ansiosos com suas futuras escolhas de carreira. Em vez de ignorar ou expressar impulsivamente seus sentimentos, é importante pensar neles para aprender a melhorar suas reações. Pergunte-se: "O que é esse sentimento? O que ele está me dizendo sobre essa situação? Por que está acontecendo agora?"
Aprender a identificar a conexão entre seus sentimentos e eventos específicos em sua vida pode levar tempo, mas é importante lidar com as emoções de maneira saudável.
Conexão entre Sentimentos e Comportamento
Os sentimentos estão diretamente conectados ao seu comportamento. Se você não tem certeza de como se sente, mas percebe que está agindo de maneira que envia uma mensagem clara para os outros, pode deduzir o que está sentindo com base no seu comportamento. Por exemplo, se você tem uma expressão facial de raiva ou usa um tom de voz irritado ao conversar com um amigo, pode ser que esteja com raiva ou frustração, sem reconhecer explicitamente esse sentimento. Fazer essa conexão entre eventos e sentimentos é extremamente útil para compreender melhor suas reações.
Interpretando os Eventos e Suas Emoções
Grande parte das vezes, os sentimentos se relacionam mais às suas interpretações dos eventos do que aos próprios eventos. Embora seja natural pensar que você está respondendo apenas aos eventos da sua vida, você faz interpretações ou julgamentos sobre esses eventos com base nas suas percepções. Quando para para pensar, cada evento pode gerar uma variedade de respostas emocionais, sendo sua interpretação que vincula uma resposta emocional específica ao evento.
Suas interpretações podem ser tão rápidas (ou automáticas) que você pode não perceber que estão acontecendo. Quando sua reação emocional é desproporcional ao evento, provavelmente é devido à sua interpretação rápida e não detectada desse evento, mais do que ao evento em si. Examinar essas reações pode ajudá-lo a ter uma perspectiva mais clara sobre seus sentimentos.
Expressando Emoções de Forma Saudável
Antecedentes culturais, valores familiares e outros fatores podem influenciar a maneira como expressamos emoções. Normalmente, aprendemos a expressar emoções de duas maneiras principais: expressá-las diretamente a outra pessoa (como em um confronto pessoal) ou ocultá-las e mantê-las para nós mesmos. Aprender maneiras de expressar nossas emoções de acordo com nossos valores culturais, ao mesmo tempo em que atendemos às nossas necessidades emocionais, pode ser útil para nós e para nossos relacionamentos.
Exemplo de Expressão Emocional
Considere o cenário de um amigo próximo planejando se mudar para longe. Você pode se sentir triste, decepcionado ou até frustrado com essa mudança. Existem várias maneiras de reagir: evitar o amigo até que ele se mude, ficar ocupado ou buscar novas amizades para não se sentir sozinho. No entanto, você também tem opções para expressar suas emoções de forma mais produtiva, como dizer ao amigo que sentirá falta dele ou fazer um esforço para vê-lo mais antes da mudança.
O Impacto da Cultura e Família nas Emoções
Suas famílias e antecedentes culturais ajudam a moldar suas atitudes em relação às emoções, a habilidade de identificar emoções, interpretar eventos e expressá-los. Muitas vezes, não lembramos de ter aprendido regras familiares sobre emoções, mas esses ensinamentos ocorreram, direta ou sutilmente. Por exemplo, se seus pais se distanciavam de você sempre que ficava com raiva, isso pode ter indicado que expressões de raiva não eram aceitáveis. Ou se seus pais gritavam “Não levante a voz para mim”, isso pode ter ensinado que expressões de raiva eram inadequadas, mas as expressões de raiva dos pais eram permitidas.
Reconhecer essas "regras familiares" pode ajudar a entender suas reações e fazer mudanças para expressar suas emoções de maneira mais saudável.
Como Expressar Emoções de Forma Adaptativa
Aprender a experimentar suas emoções completamente e expressá-las de maneira adaptativa não é um processo simples, mas existem componentes-chave que podem ajudar. Torne-se um bom observador de seus sentimentos, aceite-os e valorize-os, e atenda ao que eles sinalizam. Fique atento às suas interpretações e pensamentos, pois eles afetam como você se sente e como você expressa suas emoções. Ao decidir como expressar o que sente, considere todas as suas opções. E, o mais importante, seja paciente. Aprender a experimentar e expressar suas emoções é um processo contínuo e ao longo da vida.