Animais que Há Milhares de Anos Já Existiam na Terra
O nosso planeta já passou por várias transformações. Muitas delas foram responsáveis por dar vida a novos seres, enquanto outras extinguiram alguns animais, sendo os dinossauros os maiores representantes dessas extinções.
No entanto, há um grupo de animais que se destaca por ser tão antigo quanto o nosso planeta. Ou seja, eles surgiram há muito tempo e permanecem até hoje.
Conheça agora os animais que há milhares de anos já existiam no globo terrestre.
Lampreia
Os principais animais ancestrais do mundo são aquáticos, pois foi no mar que as primeiras formas de vida apareceram. De acordo com os biólogos, esse peixe vem da era Paleozoica, com quase 370 milhões de anos. Ele não tem escamas e possui dentes afiados dispostos em uma boca circular responsável por prender outros peixes, cujo sangue serve de alimento.
Náutilos
Mais antigos do que as lampreias, os cientistas acreditam que os náutilos existem desde 500 milhões de anos atrás. Dá para acreditar? Parecido com um polvo, ele conseguiu sobreviver a diversas intempéries climáticas e pode ser encontrado até hoje nas profundidades dos oceanos.
Tubarão-Cobra
Outro que acumula milhões de anos nas costas é o tubarão-cobra. Pesquisadores afirmam que ele existe há 150 milhões de anos. O nome vem da sua aparência, que mistura a cabeça de um tubarão ao corpo semelhante a um animal que rasteja.
Esturjão
Você conhece o caviar? Aquela comida super exclusiva e cara? Pois essa valorização tem um motivo! O caviar vem das ovas de um peixe chamado esturjão, um animal bastante antigo. Composto por cerca de 20 espécies, eles vivem no mar há mais de 250 milhões de anos.
São seres enormes, que podem medir até 4 metros, e conseguiram sobreviver a muitas mudanças no planeta, como variações do nível de água, temperatura e interferência do homem. Entretanto, infelizmente, o esturjão já está no topo das listas de animais em extinção.
Formigas Marcianas
Para fechar nossa lista de animais mais antigos do planeta, vamos sair do universo aquático. É possível encontrar animais terrestres que ostentam milhares de anos no currículo. As formigas de Marte ou marcianas, descobertas na selva amazônica, podem existir há 130 milhões de anos.
Elas ganharam esse nome porque se diferenciam das outras espécies de formiga por ter na cabeça um volume que se assemelha a um capacete. Mesmo sem visão, elas têm agilidade e destreza, responsáveis por serem grandes predadoras.