A prótese parcial removível é a solução para o meu caso?
A prótese parcial removível é uma armação metálica com dentes artificiais que substituem os naturais, ausentes devido a perdas. É uma solução muito utilizada, com aplicações bastante amplas, embora com algumas limitações. Mesmo sendo uma alternativa móvel, uma prótese parcial removível é encaixada com segurança à boca, por meio de grampos. Por esse motivo e pela agilidade do tratamento, esta pode ser uma ótima opção, segura, prática e rápida. Afinal, em muitas ocasiões, os implantes e as próteses dentárias fixas podem estar impossibilitados ou serem muito complexos e demorados.
As próteses têm a função de recuperar forma, função e aparência dos dentes na boca. Em especial, uma prótese parcial removível é elaborada em casos de perda de mais um elemento dentário. Ou, então, nas hipóteses em que uma prótese fixa não é possível ou não é aplicável para o paciente.
Toda prótese parcial removível tem grampos?
Os grampos funcionam como ganchos que se prendem a outros dentes naturais, para correção e estabilização da prótese. Portanto, uma prótese com grampos precisa de dentes adjacentes saudáveis para se apoiar.
Porém, o modelo com grampos não é uma única opção de prótese parcial removível. O acessório também pode ser encontrado sem os grampos, no estilo de dentaduras, ou ainda com molas de encaixe ou clips.
Modelos de prótese parcial removível
Abaixo estão alguns modelos de prótese parcial removível, de acordo com o tipo de retenção e suporte:
Apoiada sobre dentes
Essa técnica restabelece a estética aproveitando a existência de dentes naturais nas regiões posteriores das arcadas, para apoio dos grampos. Nesse caso, a adaptação é fácil e existem poucos riscos de fraturas ou mudanças na posição dentária.
Apoiada sobre dentes e gengivas
Indicado para hipóteses em que as perdas dentárias têm extremo livre, sem dentes de apoio. Normalmente, os pacientes possuem apenas os dentes anteriores preservados. Esse modelo tem grampos mais volumosos e é mais desconfortável.
Com encaixes de precisão
Os encaixes são internos à prótese dentária fixa em porcelana, eliminando os grampos metálicos. É bastante estável e eficiente, porém mais cara e trabalhosa, pois exige a refação das coroas a cada troca de trabalho.
Prótese Flexível
Confeccionada em acrílico flexível na cor dos dentes e gengivas, é uma técnica mais cara e com indicações mais específicas.
Estrutura e grampos transparentes
Nesse caso, o metal é substituído por acrílico resistente e transparente. Por possuir baixa durabilidade e ser pouco funcional, não é corrigido.
Apoiada sobre implantes ósseos
Conhecida há quase 30 anos, a técnica foi abandonada e substituída pela colocação de próteses dentárias fixas.
Quando uma prótese parcial removível é necessária?
Em primeiro lugar, é uma alternativa que possibilita conforto para o paciente, que pode retirar quando quiser. Além disso, quando o nível ósseo é muito baixo, impossibilitando um implante, é a solução ideal. Os problemas periodontais presentes, como a gengivite, também podem favorecer essa escolha.
A prótese parcial removível, conhecida muitas vezes por ponte móvel, é a forma mais antiga de recolocação de dentes. Há 70 anos esse acessório tem recuperado a estética do sorriso e a função mastigatória de todas as pessoas.
Cuidados com a prótese parcial removível
Durante o período de adaptação, é necessário o acompanhamento profissional da acomodação da prótese na boca. Algum incômodo é previsível, mas feridas e dificuldades na alimentação são sinais indicativos da necessidade de avaliação do tratamento.
Uma prótese parcial removível deve ser retirada sempre após as refeições, para higienização, e ao dormir. Entretanto, os movimentos devem ser feitos com calma e atenção, para evitar a quebra do acessório ou dos grampos. Na alimentação, o paciente deve evitar alimentos muito duros ou crocantes, que podem deslocar uma prótese, machucando as mucosas.
Porém, o cuidado mais importante é a higienização bem feita. As bactérias são atraídas pelo acessório e pelos resíduos de alimentos, causando acúmulo de placa bacteriana. O dentista deve ser consultado sobre as práticas de higiene mais adequadas ao novo perfil bucal.