A nossa vida pode ser transformada pela fé
Ironi Spuldaro explica a importância de termos uma vida de oração e fé.
A Essência da Fé
Fé não é mágica nem sentimento, mas adesão. Para vivê-la, precisamos saber em quem estamos confiando e conhecer aquele em quem estamos depositando nossa confiança. Pela vida de oração e pelo conhecimento das coisas de Deus, é possível conhecê-Lo também por meio de uma intimidade com Ele, de uma vida sacramental, além de jejum, práticas espirituais e leitura orante da Palavra.
O Caminho da Oração
Quanto mais conhecemos Deus, quanto mais mergulhamos na vida de oração, na experiência da adoração, jejum, mortificação e combate espiritual, maior será a ação d’Ele em nossa vida e muito maior nossa sede e busca pelas coisas do Alto. Assim, certamente progrediremos na fé.
Não Precisamos Ser Perfeitos
Em Gênesis 17, Deus diz a Abrão: “Não busque a perfeição, mas caminhe na minha presença e eu te aperfeiçoarei a cada passo que você der”. Deus não veio para os sadios, mas para os enfermos e doentes, seja espiritual ou fisicamente. É nesse caminhar e no progredir na busca pelas coisas do Alto que vamos aprender a crescer na fé e perceber a manifestação e o agir de Deus em nossa vida, na vida de nossa família e no dia a dia.
O Poder da Fé
A Palavra de Deus ensina que pela fé tudo é possível. Foi por meio dela que Abrão se tornou pai, Moisés tocou no mar e este se abriu, e Davi lançou a pedra e derrubou o gigante Golias. A fé pode transformar a vida da pessoa e mudar o coração mais duro, que foi congelado pela ignorância ou falta de experiência do amor de Deus. A fé muda a pessoa de um modo geral e a leva a transformar a humanidade, tornando-se um testemunho de Jesus Cristo.
Como Perseverar na Fé?
Reflitamos com a vida dos santos, olhemos as perseguições que enfrentaram, as doenças que superaram, a fúria de satanás que se levantou contra eles e as noites escuras que viveram, mas permaneceram firmes. Portanto, permaneçamos firmes na fé, alimentando-nos da vida daqueles que nos antecederam e que se tornaram força viva do Evangelho.
Veja o que viveu São Francisco, a beata Helena Guerra, Santo Padre Pio, Santa Gema Galgani, Santa Teresa D’Ávila e todos os outros santos e santas que, com sua perseverança, tornaram-se para nós um modelo de vida em Cristo.
Alimentando Nossa Fé
Uma das maneiras de alimentarmos nossa fé é vivermos cada dia com intensidade, é a experiência do batismo no Espírito, que nos convence do pecado e nos leva a fazer coisas maiores do que aquelas que Deus fez. É a promessa de Jesus: “recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”.
É impossível alimentar a fé e a experiência de Deus em nós sem o batismo no Espírito, sem os exercícios dos carismas e sem a entrega ao Espírito Santo. Quanto mais nos aproximarmos do Espírito Santo, mais sadios, fortificados e alimentados na fé seremos.
Tenha o Espírito Santo Próximo de Ti
Não podemos deixar de acordar sem dizer: “Bom dia, Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje?”. E nem podemos dormir sem dizer: “Perdão, Espírito Santo, por aquilo que eu fiz sem te consultar”. Uma pessoa que quer viver uma fé saudável precisa ser possuída pelo Paráclito.
Invoquemos o Espírito Santo e alimentemos nossa fé diariamente, pois Ele tem o poder de abater a fúria de satanás, que torna nossa fé anêmica. Ao nos alimentarmos pelo Espírito, nos tornamos mais sólidos na fé e mais livres de tudo que é mundano e desprezível aos olhos de Deus.
Viva a Fé Diante dos Obstáculos
É impossível viver a fé sem a cruz. Quem busca Cristo sem cruz viverá uma cruz sem Cristo. É preciso buscar a Deus na cruz para não desistir. Se você quer perseverar na fé, abrace a cruz com Cristo. A cruz de Cristo é redentora, libertadora e transformadora, levando-nos a viver o céu neste mundo.
Busquemos com Cristo a glória plena do Pai e, em todas as circunstâncias, oremos pelo Espírito, apresentando a Deus nossas preocupações com súplica e ações de graça. Assim, a paz se manifestará com graças, sinais e milagres, até alcançarmos a maturidade de São Paulo e nos tornarmos homens e mulheres adultos na fé.