A Lei da Vibração e a Ciência do Som Visível (Cimática)
“Se quiser encontrar os Segredos do Universo, pense em termos de Energia, Frequência e Vibração.” – Nikola Tesla
Você compreende a importância dessa afirmação e entende de fato como aplicar esses princípios em sua vida?
Se você tem interesse em se aprofundar nesse conhecimento, leia este artigo que o Fractal Science preparou para você e aprenda sobre a ciência universal responsável pela criação da vida e da evolução.
Vivemos em um vasto oceano de energias elétricas vibratórias que formam designs simples até incomensuravelmente complexos, permeando nossos corpos, a natureza e o universo.
Neste artigo, mostraremos de forma simples e visualmente clara, muitas evidências sobre a ciência da vibração durante um longo período da história da humanidade até os tempos atuais.
A Ciência da Vibração e Frequências em Hertz
A ciência moderna nos permite constatar que toda matéria e energia no universo está em um perpétuo estado de vibrações, que podem ser mensurados na escala “hertz”. O hertz (símbolo: Hz) é a unidade de frequência derivada no Sistema Internacional de Unidades e é definido como ciclos por segundo. É nomeado após Heinrich Rudolf Hertz, a primeira pessoa a fornecer provas conclusivas da existência de ondas eletromagnéticas.
Toda nossa realidade percebida através de nossos cinco sentidos se baseia em espectros de vibrações em Hz, interpretados pelo nosso cérebro. Nossa respiração, batimentos cardíacos e até nossos movimentos possuem frequências em Hz. Cores, sons, sensações, formas e movimentos, todos possuem um espectro vibracional que pode ser mensurado como frequência.
A Matéria é Composta por Energia Vibracional
Toda matéria possui uma massa, e toda massa é composta por energia. Esta lei da física é explicada pelo conceito da “equivalência massa-energia”, primeiramente enunciado em 1717 por Isaac Newton, porém sua fórmula matemática exata foi deduzida por Henri Poincaré e Albert Einstein, através da famosa equação “E=mc²”.
Todo o universo visível e invisível, físico e mental, é constituído por vibrações. Absolutamente tudo à nossa volta, e até mesmo no nosso próprio corpo, está constantemente vibrando e emitindo sons específicos.
Cimática: O Estudo do Som Visível
Cimática, do grego antigo: κῦμα (kyma), significa “onda”. O termo cimática, em inglês “cymatics”, foi cunhado pelo Dr. Hans Jenny (1904-1972) e é o estudo do som visível ou geometria da vibração. Está associado aos padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras com a matéria.
Dr. Jenny foi um médico, artista e pesquisador suíço que foi pioneiro na ciência da Cimática. Ele demonstrou o que acontece quando certos materiais, como areia, sal, água e outras substâncias viscosas, são colocados em placas e membranas de metal vibrantes. Os padrões resultantes refletem formas encontradas em toda a natureza, no universo observável, na arte, na arquitetura e nas mandalas tradicionais de diversas culturas e crenças.
“A chave para entender como podemos curar o corpo está em nossa compreensão de como diferentes frequências ou ‘tons’ influenciam nossa realidade física.” – Hans Jenny
Experimentos em Cimática e Geometria da Vibração
Os padrões resultantes dos experimentos do Dr. Hans Jenny foram criados usando simples vibrações de ondas senoidais (tons puros) dentro da faixa audível. Então, o que você vê é uma representação física da vibração, ou como o som se manifesta na forma através do meio de vários materiais.
Assista e ouça a esta rápida demonstração de cimática criando geometria formada pela ressonância do som na água:
Experimento cimático por Gary Robert Buchanan.
Este vídeo não é gerado por computador. O que você visualiza é o reflexo da luz sobre as ondas de água, dançando ao ritmo de uma frequência emitida pela música de Beethoven “Moonlight Sonata”.
Ressonância e a Estruturação da Natureza
Em física, ressonância é o fenômeno em que um sistema vibratório ou força externa conduz outro sistema a oscilar com maior amplitude em frequências específicas, conhecidas como frequências ressonantes.
A natureza destes fenômenos nos leva a indagar sobre as forças vibratórias que agem na estruturação dos processos e formas da natureza. Somos levados, por analogias, a visualizar o mundo como um grande entretecer de vibrações e harmonias, consonantes e dissonantes, estruturando e dissolvendo a substância em ciclos de caos e ordem regidos por matemáticas visíveis e invisíveis.
A Música como Expressão da Vibração
A música é, acima de tudo, som. Som é vibração. E energia vibratória é tudo que existe. Portanto, estas relações descrevem formas do movimento ondulatório da energia e são replicadas em todas as escalas de manifestação do cosmos.
Elas codificam a informação da dinâmica das frequências harmônicas universais, que atribuem características aos números, à geometria, à música e à astronomia. Determinam, assim, aspectos multidimensionais, do tempo e do espaço, intrínsecos ao universo.