A Cultura da Uva e Vinhos na Itália
A cultura italiana não é reconhecida somente pelas suas deliciosas massas; o vinho também é um ícone do país. Afinal, os exemplares italianos fazem sucesso por todo o mundo. Entre os rótulos mais famosos estão os elaborados com a uva Primitivo. Essa casta tem uma história bem curiosa que envolve até mesmo um clone. As vinhas dessa variação cruzaram o oceano, fazendo a ponte entre o velho e o novo mundo. Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre a uva Primitivo.
A História
A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália, amplamente reconhecida como "salto da bota". Existem diversas histórias sobre esta deliciosa casta: alguns dizem que os primeiros relatos sobre essa variedade de uva surgiram no século XVIII, enquanto outros indicam evidências da comercialização de vinhos elaborados com ela desde 1400. Também há quem acredite que ela possui raízes na Croácia, pois, geneticamente, se assemelha à uva Tribidrag.
O nome Primitivo refere-se à sua maturação. Enquanto outras castas tintas costumam amadurecer em meados de outubro, a Primitivo já é considerada madura em agosto. Contudo, isso não significa que a uva é imediatamente colhida; muitas vezes, é retirada da videira com um elevado grau de maturação, influenciando as características finais dos vinhos.
O Clone
Você sabia que a uva Primitivo tem um clone na Califórnia, Estados Unidos? Descobriu-se, por meio de testes genéticos, que a Zinfandel, um ícone da vinificação californiana, é uma mutação somática da casta italiana. As vinhas chegaram com os imigrantes que vieram ao novo mundo em busca de novas oportunidades. Em 1967, o fitopatologista Austin Goheen, da Universidade de Davis, na Califórnia, percebeu a semelhança entre os vinhos da uva Primitivo e a Zinfandel. Desde então, diversos estudos foram realizados até que, em 1994, as sequências genéticas foram comparadas, confirmando que a diferença entre as duas é muito pequena e que podem ser consideradas praticamente a mesma variedade.
As Regiões Produtoras
Entre os principais locais que produzem vinhos a partir da uva Primitivo na Itália, a região conhecida como Manduria, no sul da Puglia, é a que elabora alguns dos vinhos mais reconhecidos e conceituados.